A construção de uma agenda para a eletromobilidade no Brasil [recurso eletrônico] : competências tecnológicas e governança
TESE
Português
T/UNICAMP B231c
[The construction of electromobility agenda in Brazil]
Campinas, SP : [s.n.], 2019.
1 recurso online (242 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Flávia Luciane Consoni de Mello
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências
Resumo: As transformações da indústria automobilística trazem consigo mudanças no curso da mobilidade mundial e as trajetórias de desenvolvimento nas tecnologias dos veículos elétricos (VEs) seguem de maneira acelerada nas últimas décadas. No caso brasileiro, busca-se compreender como o país se...
Resumo: As transformações da indústria automobilística trazem consigo mudanças no curso da mobilidade mundial e as trajetórias de desenvolvimento nas tecnologias dos veículos elétricos (VEs) seguem de maneira acelerada nas últimas décadas. No caso brasileiro, busca-se compreender como o país se posiciona em relação ao crescimento desta rota tecnológica e quais são suas potencialidades e desafios. Deste modo, o objetivo desta tese é identificar e compreender quais são as possibilidades para a estruturação da eletromobilidade no Brasil e sua governança a partir das dimensões da formação de competências e atividades de P&D para o Sistema de Propulsão Elétrico (SPE). Tais objetivos foram conduzidos considerando o SPE como o artefato central da eletromobilidade, sendo um framework desenvolvido a partir do conceito de bloco de competências, discutido na teoria dos Sistemas Tecnológicos de Inovação. Para isso, compreendeu a análise de dados empíricos a partir da realização de entrevistas com os principais atores ligados à temática no Brasil (governo, empresas, associações de classe e Institutos de Ciência e Tecnologia), de buscas de patentes, na Plataforma Questel Orbit, e de artigos científicos, na base de dados Scopus, além de outras fontes secundárias. Foi possível verificar um STI ainda em construção e emergente no Brasil, a exemplo dos atores que estão identificando seus papéis e articulando parcerias. As atividades e projetos não estão definidos e encontram-se em elaboração, como a execução de programas piloto e projetos demonstrativos. Vis-à-vis, notou-se avanços no que diz respeito às políticas públicas e seu arcabouço de instrumentos regulatórios em expansão, que podem corroborar o desenvolvimento deste setor no Brasil. No que toca a formação de competências no Brasil, observou-se o aumento: (1) do patenteamento de tecnologias; (2) da publicação de artigos e (3) do engajamento dos grupos de pesquisa, relacionados aos blocos de competência do SPE. As principais tecnologias demonstradas pelas buscas proporcionaram a prospecção das oportunidades locais, que evidenciam competências existentes/potenciais em: Powertrain, nos motores elétricos avançados e suas tecnologias; infraestrutura, no desenvolvimento de eletropostos; acumuladores, na parte de empacotamento e programação das baterias. No bloco da integração, destacou-se a montagem dos veículos híbridos a partir de sistemas flex fuel com a opção do etanol, aproveitando-se das competências nacionais já acumuladas. Pari passu as oportunidades, notaram-se barreiras, como a fabricação de células no Brasil, um ponto sensível e de difícil execução e da pouca articulação das montadoras instaladas no Brasil em se acoplar aos fornecedores locais. A partir desta análise, revelou-se imperativo pensar e discutir formas de governança desse sistema e meios de coordenação entre estes atores, para que oriente suas atividades e crie uma visão de futuro para o setor. Como solução ao quadro mapeado, propõe-se a criação de uma Plataforma Nacional de Eletromobilidade, sendo uma estrutura de governança com foco na articulação destes atores e no arranjo e orquestração das ações pró VEs. Como alvos dessa governança, pontuou-se agendas estratégicas a serem trabalhadas, reveladas através do mapeamento das situações/problemas. Para suportar estas agendas e sua execução, sugeriu-se a criação de Fóruns Permanentes e um Núcleo de Pesquisa, para acampar as atividades da plataforma
Abstract: The automobile industry transformation leads to changes in the course of global mobility: the development paths related to electrification-based propulsion technologies have been accelerating over the last two decades. In the Brazilian case, we aim to understand how the country stands in...
Abstract: The automobile industry transformation leads to changes in the course of global mobility: the development paths related to electrification-based propulsion technologies have been accelerating over the last two decades. In the Brazilian case, we aim to understand how the country stands in relation to the growth of this technological route and what are the strengths and challenges. In this sense, the purpose of this thesis is to identify and understand the possibilities and necessary arrangements for electromobility in Brazil from the perspective of R&D activities and competence building for the Electric Propulsion System (EPS). This objective was conducted designing the EPS framework, adopted as the core artifact of electromobility. Based on competence bloc concept, this analytical scheme was inspired by the field of Technological Innovation System (TIS) theory. In order to achieve this, empirical data was collected and analyzed by conducting field survey with the main actors related to electromobility in Brazil (government, companies, class associations and institutes of science and technology). In addition, regarding Science and Technology indicators, patents was extracted from Questel Orbit platform; scientific articles, obtained in Scopus database, as well other secondary sources. It was possible to verify a TIS under construction and emerging in Brazil, exemplified by the actors who are (still) identifying their roles and articulating partnerships. The activities and projects are not defined and are being elaborated, such as the execution of pilot programs and demonstration projects. Vis-à-vis, there has been progress noted in public policy and its expanding regulation instruments, which can corroborate the segment development in Brazil. Regarding the competence building in Brazil, it was observed the increase of: (1) technologies patenting activities; (2) articles publications and (3) engagement of research groups related to EPS's competence blocks. The outputs of this mapping enabled a foresight exercise, prospecting local opportunities. The key technologies which Brazilian industry demonstrated competencies, highlights potential at: Powertrain, in advanced electric motors and their technologies; infrastructure, in the development of electric vehicle supply equipment and charging stations; energy accumulators, regarding packaging and software for batteries. In relation to vehicular architecture, the hybrid vehicles assembly using flex fuel systems were remarkable due to the advances taken by the previous biofuels sector experience. Pari passu, we diagnose challenges and obstacles, such as the technological gap of battery cells manufacturing in Brazil and the disconnection among automakers installed in Brazil with local suppliers. From this analysis, it becomes imperative to conceive a governance arrangement in this TIS and discuss means of coordination among these actors, in order to guide its activities and create a common vision of segment's future. As a solution, it is proposed the creation of a National Platform for Electromobility, as a governance structure focused on the articulation and orchestration of these actors. As targets of this governance, strategic agendas were elaborated to be carried out, extracted through the barriers and opportunities exercise. In order to support these agendas and their implementation, it is suggested the creation of Permanent Forums and a Research Community to encompass the platform activities
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