A Cultura de aprender lingua estrangeira(ingles) de alunos formandos de letras
DISSERTAÇÃO
Português
(Broch.)
T/UNICAMP B235c
Campinas, SP : [s.n.], 1995.
140, LI f. : il.
Orientador : Jose Carlos P. de Almeida Filho
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem
Resumo: Esta pesquisa, de caráter etnográfico, tem por objetivo caracterizar a cultura de aprender língua estrangeira (inglês) de alunos de Letras. Para isso, investiga-se o espectro de crenças desses alunos sobre como aprender línguas, o que eles dizem ser necessário fazer e o que fazem realmente...
Resumo: Esta pesquisa, de caráter etnográfico, tem por objetivo caracterizar a cultura de aprender língua estrangeira (inglês) de alunos de Letras. Para isso, investiga-se o espectro de crenças desses alunos sobre como aprender línguas, o que eles dizem ser necessário fazer e o que fazem realmente para aprender uma língua estrangeira como o inglês. O embasamento teórico é formado a partir dos estudos sobre cultura no contexto educacional (Erickson, 1984, 1986, 1987, 1987a), culturas de ensinar (Feinam-Nenser & Floden, 1986), cultura de aprender (Almeida Filho, 1993) e crenças dos aprendizes de línguas (Wenden, 1986, 1987).
Os resultados mostram a existência de três grandes crenças desses alunos referentes a aprendizagem. de inglês como aquisição de conhecimentos sobre as estruturas gramaticais da língua, a responsabilidade do professor (e a pressão exercida por ele) pela aprendizagem dos alunos e a crença no exterior (países onde
se fala a língua-alvo) como lugar ideal de aprendizagem. Essas crenças exercem influência no dizer e no fazer desses alunos. Embora afirmem realizar determinadas ações para aprender, os alunos continuam agindo da maneira como foram acostumados a aprender na escola e em institutos de línguas: dedicando-se pouco
ao estudo, traduzindo, fazendo exercícios gramaticais escritos e realizando ações características do seu papel de aluno, como ir à aula, prestar atenção e obedecer ao professor. Essa cultura de aprender línguas influencia a cultura de ensinar da professora-pesquisadora que passa a questionar sua atuação em sala de aula de
acordo com as crenças que se manifestam entre o alunado
Abstract: Not informed.
A Cultura de aprender lingua estrangeira(ingles) de alunos formandos de letras
A Cultura de aprender lingua estrangeira(ingles) de alunos formandos de letras
Exemplares
Nº de exemplares: 2
Não existem reservas para esta obra