Analysis of the effect of meteorological, superficial and anthropogenic conditions on the soaring activity of the black vulture (Coragyps atratus, Cathartidae) my means of GIS and remote sensing and its implication for the reduction of bird strike risks [recurso eletrônico] = Análise do efeito das condições meteorológicas, superficiais e antropogênicas sobre atividade de voo do urubu-de-cabeça-preta (Coragyps atratus, Cathartidae) por meio de SIG e sensoriamento remoto e suas imlicações para a redução do risco de colisões com aeronaves
Natalia Sergeevna Novoselova
DISSERTAÇÃO
Inglês
T/UNICAMP N859a
[Análise do efeito das condições meteorológicas, superficiais e antropogênicas sobre atividade de voo do urubu-de-cabeça-preta (Coragyps atratus, Cathartidae) por meio de SIG e sensoriamento remoto e suas imlicações para a redução do risco de colisões com aeronaves ]
Campinas, SP : [s.n.], 2016.
1 recurso online (190 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Wesley Rodrigues Silva
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Biologia
Resumo: O incremento do número de colisões de aeronaves com pássaros perto de aeroportos, causado principalmente pelo aumento do tráfego de aeronaves juntamente com o crescimento de populações de aves, são um grande problema para muitos países em todo mundo. Programas de pesquisas nacionais...
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Resumo: O incremento do número de colisões de aeronaves com pássaros perto de aeroportos, causado principalmente pelo aumento do tráfego de aeronaves juntamente com o crescimento de populações de aves, são um grande problema para muitos países em todo mundo. Programas de pesquisas nacionais dedicados à elaboração dos métodos de redução do número de colisões com aves foram lançados em vários países. A maioria das colisões entre aeronaves e pássaros ocorre durante os processos de decolagem e desembarque de aviões dentro da zona de 10 - 20 km ao redor de aeroportos, onde os aviões voam em altitude baixa. No Brasil este problema também é grave e urgente. O urubu-de-cabeça-preta (Coragyps atratus, Cathartidae) é uma das espécies mais abundantes nos arredores de aeroportos brasileiros e, ao mesmo tempo, a espécie que causa a maioria das colisões de aviação com pássaros no Brasil. Geralmente os urubus voam em bandos sobre as térmicas (os fluxos de ar ascendentes) durante as horas do dia, subindo a altitudes que trazem perigo para os aviões. Devido ao seu grande tamanho e às características comportamentais, os métodos gerais de controle não funcionam contra esta espécie. Esses conflitos provocam a necessidade de elaboração de abordagens eficazes que sejam capazes de diminuir o risco de colisões com urubus sem danos às populações destas aves. Nossa investigação foi dedicada ao aperfeiçoamento da elaboração de métodos que permitam reduzir o risco de colisões de aeronaves com urubus. Ela teve duas partes distintas consideradas em dois capítulos. Na primeira parte (Capítulo II) nós estudamos a relação entre a atividade de voos de urubus e as características meteorológicas. Na segunda parte (Capítulo III) nós exploramos a dependência da atividade de voo de urubus das condições superficiais e antrópicas. O estudo de ambas as partes foi implementado nos arredores de dois aeroportos do sudeste do Brasil, escolhidos como áreas modelo. Nós desenvolvemos as novas abordagens metodológicas combinadas de SIG e Sensoriamento remoto com tecnologias para processamento de dados espaciais, que foram utilizadas na nossa investigação como o instrumento de pesquisa principal. Por meio destas metodologias nós juntamos aos bancos de dados georreferenciados (shapefiles) os dados de observação de urubus e de três tipos de fatores ambientais: (i) condições meteorológicas coletadas juntamente com as observações de urubus; (ii) características superficiais (temperatura superficial e relevo) obtidas a partir de produtos de imagens ASTER; (iii) parâmetros de pressão humana e tipo de cobertura superficial obtidos a partir de imagens de satélite de resolução alta. Através das análises dos bancos de dados georreferenciados foi estudada a relação entre a atividade de voo de urubus e os fatores ambientais. Bem como foram revelados os padrões comportamentais das aves em voo planado, os tipos de paisagem altamente atrativas para urubus e as grandes concentrações destas aves sobre eles. A partir dessas informações foram construídos mapas de avaliação do risco de colisão entre urubus e aeronaves nos arredores dos aeroportos e feitas recomendações práticas sobre a sua diminuição. Nossos resultados mostraram que a altitude de voo planado dos urubus varia entre 13 a 550 metros. Existem dois padrões temporais de voo planado dos urubus: um apresentando um platô na maior parte do dia e outro com dois picos distintos, de manhã e à tarde, com uma queda notável entre eles. Em ambos os padrões, a atividade de voo tem início cerca de 1 - 1,5 horas após o amanhecer e se encerra cerca de 1 - 1,5 horas antes do poente. O forte stress antropogênico em combinação com uma área urbana grande e contínua torna-se um fator negativo para os urubus, ocasionando uma redução no número de urubus voando. Em contraste, zonas urbanas pequenas, cercada por territórios naturais e rurais, são muito atraentes para estas aves. Corpos d'água e rodovias são elementos da paisagem atraentes para urubus em voo. Foi confirmada a hipótese de que urubus tendem a planar mais sobre as térmicas mais fortes em seus arredores. Acreditamos que os resultados da nossa investigação e as novas metodologias elaboradas ajudarão a desenvolver métodos eficazes para a redução do número de colisões de aeronaves com urubus e outras aves nos aeroportos brasileiros
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Abstract: The increasing numbers of aircraft collisions with birds near airports, caused mainly by growth of aircraft traffic and increase of bird populations are a big problem for many countries all over the world. The national research programs have been launched in several countries in order to...
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Abstract: The increasing numbers of aircraft collisions with birds near airports, caused mainly by growth of aircraft traffic and increase of bird populations are a big problem for many countries all over the world. The national research programs have been launched in several countries in order to solve the Bird Strike Problem. Most of bird-strike events occur during takeoff and landing operations within zone of 10-20 km around airports, where airplanes fly at low altitude. In Brazil this problem is also serious and urgent. The Black vulture (Coragyps atratus, Cathartidae) is the most abundant species in airports surroundings and, at the same time, the species that causes most of collisions with aviation in Brazil. These birds usually soar in flocks on thermals (the upward air flows) during daily hours, ascend highly at sky and cause the hazard of strikes for aviation. Due to its large size and behavioral features, the most common control approaches (falconry, ground deterrents) do not work against it. These conflicts cause the necessity of elaboration the effective measures, which can decrease the risk of strikes with Black vultures without harming these birds. Our investigation was devoted to moving forward in elaboration of the methods allowing to reduce the risk of collision with Black vultures. It had two separate parts considered in two chapters. In the first one we studied the relationship between soaring activity of vultures and meteorological characteristics (Chapter II); in the second one we explored the dependence of soaring activity of vultures on superficial and anthropogenic factors (Chapter III). The both parts were implemented within surroundings of two airports of southeast of Brazil taken as case studies. We developed the methodological approaches combining application of GIS and remote sensing technologies for data processing, which were used as the main research instrument. By dint of them we joined in the georeferenced databases (shapefiles) the data of bird's observation and three types of environmental factors: (i) meteorological characteristics collected together with the bird¿s observation, (ii) superficial parameters (relief and surface temperature) obtained from the products of ASTER imagery; (iii) parameters of surface covering and anthropogenic pressure obtained from the satellite images of high resolution. Based on the analyses of the prepared georeferenced databases, the relationship between soaring activity of vultures and environmental factors was studied; the behavioral patterns of vultures in soaring flight were revealed; the landscape types highly attractive for this species and forming the increased concentration of birds over them were detected; the maps giving a numerical estimation of hazard of bird strike events over the airport vicinities were constructed; the practical recommendations devoted to decrease the risk of collisions with vultures were formulated. Our results showed that the altitude of soaring flights of Black vultures ranges from 13 to 550 metres. There were two types of schedule of daily soaring activity: plateau-like plot and plot with two peaks at morning and afternoon with a notable drop between them. At both types, about 1- 1.5 hours after local sunrise the soaring activity starts and about 1 - 1.5 hours before local sunset the soaring activity finishes. The strong anthropogenic stress in combination with large area of uninterrupted urbanized lands is a negative factor for Black vultures, which decrease the number of soaring birds. In contrast, small islands of urban zones, surrounded by natural and rural territories, are highly attractive to these birds. Water bodies and automobile roads are the most attractive objects for soaring Black vultures. The hypothesis, stating that Black vultures tend to soar over the strongest thermals in their surroundings was confirmed. We believe, that the results of our investigation and elaborated methodologies will help to develop the effective set of measures allowing to decrease the number of aircraft collisions with Black vultures and other bird species
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Analysis of the effect of meteorological, superficial and anthropogenic conditions on the soaring activity of the black vulture (Coragyps atratus, Cathartidae) my means of GIS and remote sensing and its implication for the reduction of bird strike risks [recurso eletrônico] = Análise do efeito das condições meteorológicas, superficiais e antropogênicas sobre atividade de voo do urubu-de-cabeça-preta (Coragyps atratus, Cathartidae) por meio de SIG e sensoriamento remoto e suas imlicações para a redução do risco de colisões com aeronaves
Natalia Sergeevna Novoselova
Analysis of the effect of meteorological, superficial and anthropogenic conditions on the soaring activity of the black vulture (Coragyps atratus, Cathartidae) my means of GIS and remote sensing and its implication for the reduction of bird strike risks [recurso eletrônico] = Análise do efeito das condições meteorológicas, superficiais e antropogênicas sobre atividade de voo do urubu-de-cabeça-preta (Coragyps atratus, Cathartidae) por meio de SIG e sensoriamento remoto e suas imlicações para a redução do risco de colisões com aeronaves
Natalia Sergeevna Novoselova