A Estação Ciências de Itatiba e o público docente [recurso eletrônico]
Luciana Bortoletto Rela
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP R279e
[The Itatiba Science Station and teaching public]
Campinas, SP : [s.n.], 2017.
1 recurso online (259 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Ivan Amorosino do Amaral
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: Esta pesquisa trata da relação estabelecida entre museu de ciências e público docente, especificamente a Estação Ciências Profª Neide Teresinha Canal Pereira (EC), do município de Itatiba, São Paulo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e se aproxima de um estudo de caso, por especificar a...
Ver mais
Resumo: Esta pesquisa trata da relação estabelecida entre museu de ciências e público docente, especificamente a Estação Ciências Profª Neide Teresinha Canal Pereira (EC), do município de Itatiba, São Paulo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e se aproxima de um estudo de caso, por especificar a relação dos discursos estabelecidos entre os dois principais sujeitos da pesquisa: a EC e seu público docente visitante. Com a finalidade de caracterizar os dois sujeitos da pesquisa, optou-se por: traçar o histórico da instituição, sua proposta pedagógica (concretizada por suas ações e atividades oferecidas ao público docente) e o discurso estabelecido por ela; identificar o público docente visitante da EC, seus objetivos ao visitarem-na, as contribuições da visita e o discurso estabelecido por eles. Respaldada pela teoria dos discursos pedagógicos e campos recontextualizadores do discurso, foi possível identificar que: o discurso dos professores centra-se na necessidade de visitar a EC com seus alunos para fins de complementação de conteúdos conceituais desenvolvidos em sala de aula, vivenciar práticas que possibilitam a aquisição ou a ampliação de conhecimentos científicos. O discurso da Estação Ciências baseia-se prioritariamente nos aspectos educacionais voltados para a escola, por meio da parceria com docentes e divulgação do espaço como um recurso didático a ser utilizado por eles. Quando os discursos da EC e dos docentes se fundem, surge um novo discurso reelaborado por ambas as partes. Assim, o público docente se apropria do discurso da EC reelaborando-o e, ao mesmo tempo, difunde seu discurso para a EC que, por sua vez, apropria-se do discurso docente reconstruindo-o em novo discurso, surgindo então a possibilidade de parceria em que os sujeitos são respeitados em suas expectativas e interesses
Ver menos
Abstract: Station "Estação Ciências Prof. Neide Teresinha Canal Pereira" hereinafter referred to as EC, in the city of Itatiba, São Paulo, Brazil. This is a qualitative research and approaches a case study, by specifying the relation of the established discourses between the two main subjects of the...
Ver mais
Abstract: Station "Estação Ciências Prof. Neide Teresinha Canal Pereira" hereinafter referred to as EC, in the city of Itatiba, São Paulo, Brazil. This is a qualitative research and approaches a case study, by specifying the relation of the established discourses between the two main subjects of the research: the EC and its educator visitors. In order to characterize the two subjects of the research some aspects were traced: the history of the institution, its pedagogical proposal (accomplished by its actions and activities offered to the visiting educators) and the discourse established by it; identifying the visiting educators of the EC, their objectives when visiting it, the contributions of the visit, and the speech established by them. Supported by the theory of pedagogical discourses and recontextualizing fields of discourse, it was possible to identify that: the teachers' speech focuses on the need to visit the EC with their students with the purpose of complementing conceptual content developed in the classroom, experiencing practices that make it possible to acquire or expand scientific knowledge. The EC speech is based primarily on the educational aspects of the school, through the partnership with the teachers and dissemination of the place as a didactic resource to be used by them. When the discourses of the EC and the teachers are merged, a new discourse comes out reworked by both parties. Thus, both, the visiting educators and the EC, have each other¿s discourse re-elaborated based on one another, resulting in a partnership in which the subjects are respected in their expectations and interests
Ver menos
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
A Estação Ciências de Itatiba e o público docente [recurso eletrônico]
Luciana Bortoletto Rela
A Estação Ciências de Itatiba e o público docente [recurso eletrônico]
Luciana Bortoletto Rela