Educação, educação física e natureza na obra de Georges Hébert e sua recepção no Brasil (1915-1945) [recurso eletrônico]
Carolina Nascimento Jubé
TESE
Português
T/UNICAMP J873e
[Education, physical education and nature according to Georges Hébert's method and its reading in Brazil (1915-1945)]
Campinas, SP : [s.n.], 2017.
1 recurso online (284 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Carmen Lúcia Soares
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: Muito tem sido feito sobre a obra de Hébert na França, mas pouco se investigou a respeito dos impactos do seu Método Natural no Brasil, onde os métodos ginásticos franceses alcançaram uma significativa visibilidade. Esta tese trata da recepção da obra de Hébert em nosso país, levando em...
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Resumo: Muito tem sido feito sobre a obra de Hébert na França, mas pouco se investigou a respeito dos impactos do seu Método Natural no Brasil, onde os métodos ginásticos franceses alcançaram uma significativa visibilidade. Esta tese trata da recepção da obra de Hébert em nosso país, levando em consideração as apropriações brasileiras das séries de exercícios completos e utilitários por ele propostos. Dentre as nossas principais fontes, destacam-se, além da obra de Hébert (1905-1948), os artigos da Revista Educação Physica (1932-1945), o Regulamento nº 07 (1934) e os livros e artigos de Azevedo (1916; 1920; 1931), Penna (1918; 1920; 1921), Rangel Sobrinho (1930), Kretzschmar (1932), Marinho (1941; 1943; 1953) e Miranda (1941; 1945; 1947). Por meio de uma análise extensa dos autores supracitados, e considerando-se mais recentemente os trabalhos de Philippe-Meden (2012; 2017); Froissart e Saint-Martin (2014); Delaplace (2000; 2005), Soares (2001; 2003); Gleyse, Soares e Dalben (2013; 2014), objetiva-se analisar e compreender os exercícios físicos, jogos e esportes junto à natureza, bem como suas apropriações na primeira metade do século XX
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Abstract: A lot has been researched on the work of Georges Hébert in France. However, very little has been done with specific regard to the impacts of his Natural Method in Brazil, where French gymnastic methods found an important visibility. This research concerns the use of Hébert's work in...
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Abstract: A lot has been researched on the work of Georges Hébert in France. However, very little has been done with specific regard to the impacts of his Natural Method in Brazil, where French gymnastic methods found an important visibility. This research concerns the use of Hébert's work in Brazil, taking into account Brazilian adaption of the serial exercises proposed by the author examined. Among our main sources there are a number of articles that should be highlighted from Revista Educação Physica (1932-1945), Regulamento nº 07 (1934) and books and articles written by Azevedo (1916; 1920), Penna (1921), Rangel Sobrinho (1930), Kretzschmar (1932), Marinho (1941; 1943; 1953) and Miranda (1941; 1945; 1947). By doing an extensive analysis of the above-mentioned authors and considering the most recent studies from Philippe-Meden (2012; 2017); Froissart e Saint-Martin (2014); Delaplace (2000; 2005); Soares (2001; 2003); Gleyse, Soares and Dalben (2013; 2014). My goal is to analyze and understand the importance of physical exercise, games\and sport in the natural environment as well as the reading of Georges Hébert¿s Natural Method in Brazil during the first decades of the 20th century
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Educação, educação física e natureza na obra de Georges Hébert e sua recepção no Brasil (1915-1945) [recurso eletrônico]
Carolina Nascimento Jubé
Educação, educação física e natureza na obra de Georges Hébert e sua recepção no Brasil (1915-1945) [recurso eletrônico]
Carolina Nascimento Jubé