Música e adaptabilidade no videogame [recurso eletrônico] : procedimentos composicionais de música dinâmica para a trilha musical de jogos digitais = Music and adaptability in video games: dynamic music compositional procedures for video game scores
Luiz Fernando Valente Roveran
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP R769m
[Music and adaptability in video games]
Campinas, SP : [s.n.], 2017.
1 recurso online (127 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Claudiney Rodrigues Carrasco
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes
Resumo: Este trabalho procura investigar o aspecto adaptativo da música associada a jogos digitais perante a tríplice relação de interatividade entre o jogador, o sistema de jogo e o espaço virtual. Em um primeiro momento, busca traçar um histórico do desenvolvimento estético, mercado e tecnológico...
Ver mais
Resumo: Este trabalho procura investigar o aspecto adaptativo da música associada a jogos digitais perante a tríplice relação de interatividade entre o jogador, o sistema de jogo e o espaço virtual. Em um primeiro momento, busca traçar um histórico do desenvolvimento estético, mercado e tecnológico do videogame ¿ focando-se na transformação do som e da música ao longo dos anos. Após isso, apoia-se no conceito de áudio dinâmico, proposto pela autora Karen Collins, para estudar diferentes casos em que a trilha musical se adapta tanto de acordo com as ações de jogador quanto com as situações presentes no jogo. Tem como objetivos evidenciar diferentes técnicas de composição especificamente voltadas para este tipo de produção, assim como procura estudar as funções que essa música desempenha em cada exemplo analisado
Ver menos
Abstract: This research intends to investigate the adaptive aspect of video game scores in face of the triple, interactive relationship between player, game system and virtual space. Firstly, it aims to trace the history of video gaming's aesthetical, marketing and technological development ¿...
Ver mais
Abstract: This research intends to investigate the adaptive aspect of video game scores in face of the triple, interactive relationship between player, game system and virtual space. Firstly, it aims to trace the history of video gaming's aesthetical, marketing and technological development ¿ focusing on soundtrack transformations throughout the years. Secondly, it supports itself on the concept of dynamic audio, proposed by author Karen Collins, to study different cases where the musical score adapts itself to both player's actions and game states. It intends to evince different compositional techniques specifically developed for this kind of production, as it tries to study the function of music within each case
Ver menos
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Música e adaptabilidade no videogame [recurso eletrônico] : procedimentos composicionais de música dinâmica para a trilha musical de jogos digitais = Music and adaptability in video games: dynamic music compositional procedures for video game scores
Luiz Fernando Valente Roveran
Música e adaptabilidade no videogame [recurso eletrônico] : procedimentos composicionais de música dinâmica para a trilha musical de jogos digitais = Music and adaptability in video games: dynamic music compositional procedures for video game scores
Luiz Fernando Valente Roveran