O estado da arte sobre resolução de conflitos interpessoais na Teoria Histórico-Cultural [recurso eletrônico]
Mayla Acuña Monzón
DISSERTAÇÃO
T/UNICAMP M769e
[El estado del arte sobre resolución de conflictos interpersonales en la Teoría Histórico-Cultural]
Campinas, SP : [s.n.], 2017.
1 recurso online (108 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Ana Maria Falcão de Aragão
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: Este trabalho apresenta como eixo central teórico a Teoria Histórico-Cultural desenvolvida nos anos de 1920, pelo teórico e pensador bielorrusso Lev Semionovitch Vygotsky. Nas últimas décadas, a temática dos conflitos por sua repercussão na área da Educação e sua influência durante o...
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Resumo: Este trabalho apresenta como eixo central teórico a Teoria Histórico-Cultural desenvolvida nos anos de 1920, pelo teórico e pensador bielorrusso Lev Semionovitch Vygotsky. Nas últimas décadas, a temática dos conflitos por sua repercussão na área da Educação e sua influência durante o processo de ensino e de aprendizagem têm sido motivo de estudo de diversos autores na tentativa de achar os mais adequados e ajustados procedimentos de resolução de conflitos que possam servir como base complementar de apoio para melhorar o clima e a convivência escolar. A pesquisa teve como objetivo analisar os procedimentos de resolução de conflitos que têm sido divulgados na literatura nacional e internacional à luz da Teoria Histórico-Cultural, no período de 2005-2014. Foi realizado um estado da arte criterioso da bibliografia encontrada em quatro bases de estudo (SCIELO, CAPES, BVS Psicologia Brasil e ERIC) nos idiomas português, espanhol e inglês, e utilizando como método a análise de conteúdo. Foi definido um total de 27 descritores para a busca, com o apoio do Thesaurus Brasileiro da Educação (Brased) que é um instrumento que garante aos pesquisadores o processamento e a busca de termos e conceitos mais atuais que vêm sendo utilizados nas publicações e na literatura, extraídos de documentos analisados no Centro de Informação e Biblioteca em Educação (Cibec). SCIELO e ERIC são bases de dados autênticas, mas, BVS e CAPES são considerados ferramentas de busca, ou seja, buscadores que atuam em diferentes bases de dados ao mesmo tempo, o que dificultou em grande medida a primeira etapa da pesquisa, foi a parte mais difícil durante todo o processo de produção dos dados. Bases como SCIELO e CAPES, tornaram a busca mais complicada ainda, devido a que, por exemplo, quando se faz a filtragem dos dados, para tentar deixar aqueles artigos que eram mais afins com os objetivos da pesquisa, as bases não permitiam, ou excluíam informações que eram de interesse, ou aceitavam artigos que saíam do foco da pesquisa. Na ERIC o trabalho transcorreu mais facilmente e a BVS Psicologia Brasil, foi a ferramenta de busca com mais vantagem que permitiu a produção dos dados com uma eficácia insuperável pelas outras bases de dados. Em geral, o estudo mostra que existem poucos autores que utilizam a Teoria Histórico-Cultural como referencial teórico para abordar a temática dos conflitos no âmbito educacional. Dos 379 artigos encontrados nessas bases, apenas 7 artigos satisfizeram aos objetivos da pesquisa. No entanto, os trabalhos selecionados que empregam o referencial teórico de Vygostky mostram o que consideramos procedimentos de resolução de conflitos ajustados às dificuldades apontadas e ao contexto educativo, baseados na Teoria Histórico-Cultural, em que os autores utilizam fundamentalmente como critério o conceito de Mediação e de ZDI (Zona de Desenvolvimento Iminente) na elaboração, aplicação e sistematização dos procedimentos de resolução de conflitos empregados
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Abstract: This research has Cultural-Historical Theory, developed in the years of 1920 by Lev Semionovich Vygotsky, as a theoretical framework. In the last decades, the theme of conflicts has been the subject matter of various authors, due to its repercussion in Education field, as well as its...
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Abstract: This research has Cultural-Historical Theory, developed in the years of 1920 by Lev Semionovich Vygotsky, as a theoretical framework. In the last decades, the theme of conflicts has been the subject matter of various authors, due to its repercussion in Education field, as well as its influence on teaching and learning process in an attempt to find better ways for conflict resolution procedures, which can be a complementary support improving the climate and school life. The research aimed to analyze the procedures for resolving conflicts that have been disseminated in the national and international literature in the light of Historical-Cultural Theory; in the period 2005-2014. A state of the art bibliographical found in four bases of study (SCIELO, CAPES, BVS Psicologia Brazil and ERIC) in the Portuguese, Spanish and English languages was used, using content analysis as a method. A total of 27 descriptors were defined for the search, with the support of the Brazilian Thesaurus of Education (Brased) which is an instrument that guarantees researchers the processing and search for the most current terms and concepts that have been used in publications and in the Literature, extracted from documents analyzed in the Information Center and Library in Education (Cibec). The databases, SCIELO and ERIC are authentic databases, but BVS and CAPES are considered search tools, that is, search engines that operate in different databases at the same time. The first stage of the research was greatly hindered by this fact and was the most difficult part on the data production process. Bases such as SCIELO and CAPES have made the search even more complicated because, for example, when filtering the data, articles that were more related to the research objectives were discarded, or excluded interesting information, or were accepted articles out of the research focus. Whit ERIC the work was easily and BVS Psychology Brazil was the most advantageous search tool that allowed the production of the data with an efficiency unsurpassed by the other databases. In general, the study indicates that there are only a few authors using Cultural-Historical Theory as a theoretical reference to approach the issue of conflicts in the educational field. Of the 379 articles found on these bases, only 7 articles with these characteristics have been found. However, the selected papers, which use Vygotsky's theoretical framework, show what we consider conflict resolution procedures adjusted to the pointed out difficulties and to the educational context, based on the Historical-Cultural Theory. In general, the authors use the concepts of Mediation and ZID (Zone of Imminent Development) in the elaboration, application and systematization of the conflict resolution procedures applied
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Mayla Acuña Monzón
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