Acidentes ferroviários motivados por desgaste na ponta de agulha do aparelho de mudança de via [recurso eletrônico]
Edegar Mauricio Keretch
DISSERTAÇÃO
T/UNICAMP K454a
[Rail accidents Motivated by wear at the point of railroad swith]
Campinas, SP : [s.n.], 2017.
1 recurso online (158 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Cassio Eduardo Lima de Paiva
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo
Resumo: As ferrovias brasileiras estão sendo solicitadas cada vez mais para o processo de escoamento da produção agrícola e, por isso, há uma crescente exigência de segurança no transporte de cargas realizado por esse segmento, o que também reflete no transporte de passageiros. Segundo relatórios da...
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Resumo: As ferrovias brasileiras estão sendo solicitadas cada vez mais para o processo de escoamento da produção agrícola e, por isso, há uma crescente exigência de segurança no transporte de cargas realizado por esse segmento, o que também reflete no transporte de passageiros. Segundo relatórios da Agência Nacional de Transporte Terrestre ¿ ANTT, a Via Permanente foi responsável por 39% dos acidentes e ocorrências no período 2006-2013 e, dentre os elementos da Via Permanente, o que tem maior probabilidade de causar acidentes é o Aparelho de Mudança de Via ¿ AMV, que é o objeto de estudo deste Trabalho. A importância de se realizar este estudo fundamenta-se principalmente na necessidade de conhecer as causas das ocorrências de descarrilamentos em aparelhos de mudança de via, elemento que tem como função fazer a transposição do veículo ferroviário de uma via para a outra, e com isso aumentar a produtividade e eficiência da ferrovia. O objetivo final é simular o desgaste dos itens do Aparelho de Mudança de Via ¿ AMV, principalmente agulha e trilho de encosto, dentro dos valores determinados pelas cotas de salvaguarda considerando os valores de desgastes máximos e mínimos, desgaste do material rodante, e com isso determinar qual o ponto limite de desgastes que assegura que as composições ferroviárias podem circular com segurança se forem respeitadas as cotas de salvaguarda. O trabalho foi realizado por meio de consulta a procedimentos operacionais de empresas de transporte ferroviário, de cargas e passageiros e as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas ¿ ABNT. Foram estudados os dois padrões de Aparelhos de Mudança de Via que são regulamentados no Brasil e que foram projetados pelos dois principais órgãos regulamentadores de equipamentos ferroviários do mundo, Union Internationale des Chemins de Fer - UIC responsável pelo projeto do Aparelho de Mudança de Via UIC ¿ AMV/U e American Railway Engeneering and Maintenance-of-Way ¿ AREMA responsável pelo projeto do Aparelho de Mudança de Via AREMA ¿ AMV/A
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Abstract: The Brazilian railways are being increasingly used to the bleeding process of agricultural production and, therefore, there is a growing security requirement in the transport of cargo carried by this segment and, consequently, also in passenger transport. According to reports from the...
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Abstract: The Brazilian railways are being increasingly used to the bleeding process of agricultural production and, therefore, there is a growing security requirement in the transport of cargo carried by this segment and, consequently, also in passenger transport. According to reports from the Agência Nacional de Transporte Terrestre ¿ ANTT, the Permanent Way was responsable for 39% of accidents and incidents between 2006-2013 and among the elements of the Permanent Way, which is more likely of causing accidents is the Track Switching Apparatus - AMV, which is the aim of this work. The importance of conducting this study is based mainly on the need to know the causes of derailments occurrences in switches and appliances, element whose function is to make the implementation of the rail vehicle from one way to another, and thus increase productivity and efficiency of the railroad. The ultimate goal is to simulate the wear items of the Track Switching Apparatus - AMV, especially the gate and back rail, within the values determined by the safeguard quotas considering the amounts of maximum and minimum wear,rolling stock wear, and thus determine the boundary point wear that ensures that rail cars can circulate safely if the safeguard quotas are respected. This research is being carried out by consulting the operational procedures of railway undertakings, freight and passenger and standards of the Associação Brasileira de Normas Técnicas ¿ ABNT (Brazilian Association of Technical Standards ¿ ABNT). Are being studied both patterns of track switching equipment that are regulated in Brazil, which were designed by the two main regulators of railway in the world , Union Internationale des Chemins de Fer-UIC responsible for Track Switching Apparatus UIC ¿ AMV/U project and American Railway coops and Maintenance-of-Way-AREMA responsible for Track Switching Apparatus AREMA ¿ AMV/A project
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Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Paiva, Cássio Eduardo Lima de, 1953-
Orientador
Lima Júnior, Orlando Fontes, 1958-
Avaliador
Bernucci, Liedi Legi Bariani
Avaliador
Acidentes ferroviários motivados por desgaste na ponta de agulha do aparelho de mudança de via [recurso eletrônico]
Edegar Mauricio Keretch
Acidentes ferroviários motivados por desgaste na ponta de agulha do aparelho de mudança de via [recurso eletrônico]
Edegar Mauricio Keretch