História, política e educação no estado militar brasileiro [recurso eletrônico] : pesquisa documental e fundamentos teórico-metodológicos
Afonso Celso Scocuglia
RELATÓRIO DE PÓS-DOUTORADO
Português
R/UNICAMP Sco19h
Campinas, SP : [s.n.], 2010.
1 recurso online (26 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Supervisor: César Apareciddo Nunes
Relatório final (pós-doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: O trabalho desenvolvido durante o nosso estágio pós-doutoral na Faculdade de educação (FE) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) visou o aperfeiçoamento teórico-metodológico das pesquisas realizadas desde o nosso doutorado, passando pelo primeiro pós-doutorado na Université Lumiére...
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Resumo: O trabalho desenvolvido durante o nosso estágio pós-doutoral na Faculdade de educação (FE) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) visou o aperfeiçoamento teórico-metodológico das pesquisas realizadas desde o nosso doutorado, passando pelo primeiro pós-doutorado na Université Lumiére Lyon2 (França, 2008/2009) e que, atualmente, continua a ser desenvolvido como Bolsista de Produtividade em Pesquisa de CNPq. Tal plano teve como ponto inicial a interação com integrantes dos grupos PAIDÉIA e HISTEDBR da FE-UNICAMP e, como base. o aprofundamento de pesquisas (especialmente no Arquivo Edgard Leuenrouth da UNICAMP), participação em seminários, eventos e atividades de ensino, debates e publicações, entre outras. Em termos de conteúdos programáticos, concentrou-se nas múltiplas relações entre história, política e educação no contexto do Estado militar no Brasil pós-1964, aprofundando os fundamentos histórico-filosóficos e metodológicos das pesquisas neste campo. Lastreou-se nas pesquisas dos historiadores e filósofos do tempo presente (Institut d'historie du temps présent, Rémond e outros, 1996, 2003), nos pensadores das relações entre a política, a cultura e a educação (Foucault, Chartier, Frossaert, Winock, Prost, Paulo Freire e outros) e nas investigações das histórias e das memórias da ditadura militar brasileira que foram desde as pesquisas do CPDOC/FGV Às investigações dos jornalistas como Gaspari, Lemos e Figueiredo (2002,2004 e 2005), entre outros, inclusive nas pesquisas do próprio autor (e equipe) deste projeto. Tal plano de trabalho estabeleceu, como ponto de partida, os projetos " histórias e memórias da ditadura e da educação política (1964-2969): o IPM e as representações dos vencidos" (concluído) e Histórias e memórias da ditadura e das educação política (1969-1973): os "anos de chumbo" e a desqualificação da escola pública (este último em andamento, PQ/CNPq, 2009-2012), que tiveram como fonte documental principal o Inquérito Policial militar que indicou 52 paraibanos após o golpe militar de 1964, além de outros arquivos públicos e particulares, dos depoimentos orais dos réus, de outros sujeitos do processo e de um amplo levantamento das informações da imprensa local e nacional. O desenvolvimento deste plano incluiu duas frentes de atividades: na primeira, as pesquisas bibliográficas, as pesquisas documentais, os seminários e debates com os grupos de pesquisas citados, além de outras instituições de pesquisa como a USP e o CPDOC-FGV. Na segunda, a continuidade das pesquisas atuais pela equipe de graduandas, , mestrandos e doutorandos, além dos docentes e pesquisadores do PPGE/CE/UFPB do grupo de pesquisa que libero (registrado no Diretório de Grupos do CNPq). A conexão dessas duas frentes de trabalho foi decisiva pra, de um lado, aprofundar a fundamentação teórico-metodológica da pesquisa em andamento e, de outro, melhorar o andamento do trabalho com as fontes escritas e orais e da análise de conteúdo/discursiva dessas fontes. Entre os resultados planejados estão: (1) a confecção (em andamento) um artigo para publicação na Revista do HISTEDBR; (2) a publicação realizada do livro Populismo, ditadura e educação: Brasil/Paraíba, anos 1960 (Editora Universitária - UFPB, dezembro de 2009, 192p.); (3) a compilação de todos os materiais teóricos, de arquivos e outros para a confecção do segundo livro (200): (4) a publicação conjunta de um artigo com o Prof. Dr. César Nunes (atualmente em fase de revisão) e (5) a interação continuada com os pesquisadores e os grupos de pesquisa HISTEDBR/PAIDÉIA da UNICAMP, da USP (Roberto da Silva e Celso Rui Beisiegel) e do CPDOC-FGV (Celso Castro et al).
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