Ginástica historiada e formação humana na educação infantil [recurso eletrônico]
Giovanna Sayuri Garbelini Ota
TCC
TCC DIGITAL/UNICAMP Ot1g
Campinas, SP : [s.n.], 2016.
1 recurso online ( p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Ademir De Marco
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física
Resumo: A Ginástica Historiada é caracterizada por reproduzir uma história de maneira gestual, de acordo com o enredo. Neste sentido, o professor lê a história e os alunos a representam corporalmente. Compreendendo a importância e contribuições da literatura na formação humana e do movimento na...
Ver mais
Resumo: A Ginástica Historiada é caracterizada por reproduzir uma história de maneira gestual, de acordo com o enredo. Neste sentido, o professor lê a história e os alunos a representam corporalmente. Compreendendo a importância e contribuições da literatura na formação humana e do movimento na Educação Infantil, este estudo teve como objetivo elaborar uma proposta pedagógica a partir do movimento, representado pela Ginástica Historiada, para esse nível de ensino. Com este planejamento visamos contribuir com o processo de formação de valores e atitudes das crianças, visto a importância de uma educação voltada à formação humana e não apenas a ampliação do repertório motor dos alunos. Esta pesquisa é de natureza qualitativa do tipo Estudo de Caso, sendo que a coleta de dados foi realizada por meio de observações participantes, registro sem diário de campo e imagens captadas com câmeras filmadoras dos momentos das atividades motoras. Participaram desta pesquisa 53 crianças, de quatro a seis anos de idade, pertencentes a quatro turmas do Centro de Convivência Infantil ¿ CECI/UNICAMP. Foram realizadas setes sessões de intervenções, com duração de quarenta minutos, durante oito semanas. As seis primeiras intervenções ocorreram na Sala CRI CRI - Espaço para a Criança Criar e a última sessão nos espaços da Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas. Os resultados mostraram que durante o processo pedagógico a utilização das histórias contribuiu positivamente para o planejamento, pois nesta faixa etária as crianças necessitam de uma situação imaginária para dar sentido e motivação a suas vivências. Além disso, vivenciar a história permitiu às crianças identificarem-se com os personagens, enriquecendo as reflexões sobre os valores e atitudes, uma vez que os enredos desenvolvidos desencadearam manifestações de emoções nas crianças. Portanto, este estudo demonstrou que a estratégia pedagógica com sessões de Ginástica Historiada, pode compor o planejamento pedagógico na Educação Infantil, constituindo importante recurso para integrar os professores de diferentes áreas que eventualmente atuam neste nível da Educação Básica, caso específico neste estudo, do professor de Educação Física com os de Pedagogia
Ver menos
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Ginástica historiada e formação humana na educação infantil [recurso eletrônico]
Giovanna Sayuri Garbelini Ota
Ginástica historiada e formação humana na educação infantil [recurso eletrônico]
Giovanna Sayuri Garbelini Ota