Didática e teoria histórico-cultural [recurso eletrônico] : marcos teórico-metodológicos para a organização do ensino de conteúdos escolares
Marta Sueli de Faria Sforni
RELATÓRIO DE PÓS-DOUTORADO
Português
R/UNICAMP Sf57d
Campinas, SP : [s.n.], 2014.
1 recurso online (117 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Supervisora: Ana Luiza Bustamante Smolka
Relatorio final (pós-doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: A Teoria Histórico-Cultural tem sido bastante presente nos cursos de formação inicial e continuada de professores. Todavia, apesar de seus pressupostos serem conhecidos em âmbito nacional, pouco se percebe a contribuição desse referencial teórico para a organização e desenvolvimento da...
Ver mais
Resumo: A Teoria Histórico-Cultural tem sido bastante presente nos cursos de formação inicial e continuada de professores. Todavia, apesar de seus pressupostos serem conhecidos em âmbito nacional, pouco se percebe a contribuição desse referencial teórico para a organização e desenvolvimento da atividade de ensino de conteúdos escolares. Uma das formas de diminuir a distância entre determinada teoria e a prática pedagógica está na realização de pesquisas que investiguem modos de organização do ensino com base nesse referencial teórico e as torne públicas e acessíveis aos professores da educação básica. investigações realizadas pelo Grupo de Pesquisa Ensino, Aprendizagem e Conteúdo Escolar ¿ UEM têm apresentado alguns resultados que podem ser orientadores da prática pedagógica. Todavia, tais pesquisas envolvidas com o seu próprio objeto mantêm-se vinculadas a temáticas específicas, sem que se evidencie nelas o que pode ser generalizado como princípios didáticos. Nesse sentido, nesse trabalho tivemos como objetivo identificar, nas pesquisas realizadas pelo grupo, princípios inspirados em pressupostos da Teoria Histórico-Cultural, que colocados em movimento, via experimentos didáticos, mostraram-se relevantes para a definição de ações docentes e discentes para a aprendizagem de conteúdos escolares e desenvolvimento do pensamento teórico pelos estudantes
Ver menos
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Didática e teoria histórico-cultural [recurso eletrônico] : marcos teórico-metodológicos para a organização do ensino de conteúdos escolares
Marta Sueli de Faria Sforni
Didática e teoria histórico-cultural [recurso eletrônico] : marcos teórico-metodológicos para a organização do ensino de conteúdos escolares
Marta Sueli de Faria Sforni