Rebeldia pronta para o consumo [recurso eletrônico] : a construção da cultura juvenil no Brasil dos anos 1950-60
Maíra Zimmermann de Andrade
TESE
T/UNICAMP An24r
[Rebellion ready to wear]
Campinas, SP : [s.n.], 2016.
1 recurso online (292 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Cristina Meneguello
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Resumo: Esta tese tem por objetivo analisar a formação de uma cultura juvenil no Brasil e suas referências de internacionalização, desde os anos 1950. O fenômeno é vinculado à construção de uma cultura de consumo voltada às camadas médias urbanas com base nas políticas nacionais desenvolvimentistas,...
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Resumo: Esta tese tem por objetivo analisar a formação de uma cultura juvenil no Brasil e suas referências de internacionalização, desde os anos 1950. O fenômeno é vinculado à construção de uma cultura de consumo voltada às camadas médias urbanas com base nas políticas nacionais desenvolvimentistas, principalmente a partir dos centros metropolitanos de São Paulo e do Rio de Janeiro. Além disso, busca entender a penetração do rock¿n¿roll norte-americano e seus atributos associados à "juventude transviada" e ao decorrente "pânico moral" difundidos pela mídia. Por fim, procura compreender o engendramento, intensificado a partir dos anos 1960, de um mercado consumidor para esse crescente público, as transformações de gênero, a emergência do estilo londrino como padrão de moda e a formatação da juventude como modelo cultural, principalmente por meio da publicidade. Para isso, utilizam-se fontes primárias, como revistas, filmes e discos, bem como discussão bibliográfica acerca de temas como fragmentação identitária, subcultura, contracultura e cultura de consumo
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Abstract: This thesis aims to analyze the building of a youth culture in Brazil and its internationalization references since the 1950's. This phenomenon is linked to the construction of a middle urban class consumer culture based on a national developmentalist policy particularly in metropolitan...
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Abstract: This thesis aims to analyze the building of a youth culture in Brazil and its internationalization references since the 1950's. This phenomenon is linked to the construction of a middle urban class consumer culture based on a national developmentalist policy particularly in metropolitan hubs like São Paulo and Rio de Janeiro. This work also looks into the cultural influence of American Rock and Roll which led to the concepts of "juventude transviada" (youth led astray) and "moral panic" that were widely broadcast by the media. Finally, this works aims to understanding the engendering, from the 1960's on, of a consumer market for this growing public, the gender transformations, the setting of the London style as fashion standard and the establishment of youth as cultural model mainly through marketing. In order to illustrate those primary sources such as magazines, movies, records and bibliographical discussions about identity fragmentation, subculture, counterculture and consumerism culture are employed
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Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Meneguello, Cristina, 1967-
Orientador
Bonadio, Maria Claudia
Avaliador
Rainho, Maria do Carmo Teixeira, 1963-
Avaliador
Schiavinatto, Iara Lís, 1964-
Avaliador
Freitas Neto, José Alves de, 1971-
Avaliador
Rebeldia pronta para o consumo [recurso eletrônico] : a construção da cultura juvenil no Brasil dos anos 1950-60
Maíra Zimmermann de Andrade
Rebeldia pronta para o consumo [recurso eletrônico] : a construção da cultura juvenil no Brasil dos anos 1950-60
Maíra Zimmermann de Andrade