Práticas corporais em estabelecimentos educacionais salesianos no Brasil: história do Colégio Salesiano Santa Rosa e do Liceu Coração de Jesus (1900-1930) [recurso eletrônico]
Diego Ferreira Lima
DISSERTAÇÃO
T/UNICAMP L628p
[Bodily practice at establishments of education salesiano's in Brazil: stories of Salesiano Santa Rosa and Liceu Coração de Jesus ]
Campinas, SP : [s.n.], 2016.
1 recurso online (158 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Edivaldo Gois Junior
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física
Resumo: Essa pesquisa teve como objetivo principal investigar como as práticas corporais estavam presentes no cotidiano de duas instituições educacionais salesianas: O Colégio Salesiano Santa Rosa ¿ Niterói ¿ RJ e Liceu Coração de Jesus ¿ São Paulo - SP, nas três primeiras décadas do século XX....
Ver mais
Resumo: Essa pesquisa teve como objetivo principal investigar como as práticas corporais estavam presentes no cotidiano de duas instituições educacionais salesianas: O Colégio Salesiano Santa Rosa ¿ Niterói ¿ RJ e Liceu Coração de Jesus ¿ São Paulo - SP, nas três primeiras décadas do século XX. Ademais, pretende-se identificar suas funções no processo educacional, bem como, compreender a presença da Ginástica ou de outras práticas corporais caracterizadas pelo cientificismo nestes estabelecimentos religiosos citados. Para contemplar os escopos delineados, utilizou-se da história cultural como referencial para a interpretação dos dados na tentativa de aproximar-se do cotidiano escolar das instituições. Foram utilizadas como fontes, documentos escritos e iconográficos, álbuns fotográficos, registro de notas bimestrais e trimestrais, relatórios escolares, anuários, convites de eventos, revistas e periódicos do período mencionado
Ver menos
Abstract: This research aimed to investigate how bodily practices were present in the daily routine of two Salesian educational institutions in the first three decades of the twentieth century: Colégio Salesiano Santa Rosa, in Rio de Janeiro, and Liceu Coração de Jesus in São Paulo. In addition, we...
Ver mais
Abstract: This research aimed to investigate how bodily practices were present in the daily routine of two Salesian educational institutions in the first three decades of the twentieth century: Colégio Salesiano Santa Rosa, in Rio de Janeiro, and Liceu Coração de Jesus in São Paulo. In addition, we intended to identify their roles in the educational process, as well to understand the presence of gymnastics or other bodily practices characterized by scientism, in the religious establishments cited. To address the outlined objectives and interpret our sources, we used cultural history as a reference in an attempt to understand the school routine of these institutions. Written and iconographic documents, photo albums, bimonthly and quarterly grade records, school reports, yearbooks, event invitations, magazines and periodicals of the aforementioned period were used as sources
Ver menos
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Práticas corporais em estabelecimentos educacionais salesianos no Brasil: história do Colégio Salesiano Santa Rosa e do Liceu Coração de Jesus (1900-1930) [recurso eletrônico]
Diego Ferreira Lima
Práticas corporais em estabelecimentos educacionais salesianos no Brasil: história do Colégio Salesiano Santa Rosa e do Liceu Coração de Jesus (1900-1930) [recurso eletrônico]
Diego Ferreira Lima