City logistics and urban logistics best practices [recurso eletrônico] : case of São Paulo = City logistics e boas práticas em logística urbana : o caso de São Paulo
Rodrigo Barros Castro.
DISSERTAÇÃO
Inglês
T/UNICAMP C293c
[City logistics e boas práticas em logística urbana]
Campinas, SP : [s.n.], 2016.
1 recurso online ( 133 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Orlando Fontes Lima Júnior
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo
Resumo: A urbanização ocasiona em uma maior demanda por mercadorias, serviços e atividades logísticas de apoio, atividades que geram impactos significativos nas cidades. O conceito de city logistics se apresenta como oportunidade para o transporte urbano de cargas. Diversas boas práticas de...
Ver mais
Resumo: A urbanização ocasiona em uma maior demanda por mercadorias, serviços e atividades logísticas de apoio, atividades que geram impactos significativos nas cidades. O conceito de city logistics se apresenta como oportunidade para o transporte urbano de cargas. Diversas boas práticas de logística urbana foram desenvolvidas para mitigar seus impactos associados. Porém, cidades têm características diferentes, e políticas públicas ou soluções aplicadas em áreas urbanas distintas só podem resultar em diferentes impactos. Além disso, a melhor escala para se estudar a logística urbana de cargas é no nível distrital, uma vez que permite o desenvolvimento de introspecções relativas à características locais das operações, suas restrições e necessidades. Neste contexto, esta pesquisa tem como objetivo a melhora na sustentabilidade do transporte urbano de carga em uma área crítica da cidade de São Paulo, Brasil. A primeira etapa deste projeto consiste na identificação de clusters urbanos na cidade de acordo com variáveis relevantes para a logística urbana ¿ concentração de estabelecimentos, população, regulamentações e densidade e capacidade de vias. Este procedimento permitiu o conhecimento do contexto de São Paulo com relação ao transporte urbano de cargas, e ainda a sugestão de políticas públicas gerais que contribuem para a mobilidade na cidade. A segunda etapa fundamenta-se no estudo aprofundado de uma área de um quilômetro quadrado com o envolvimento dos atores impactados pelo transporte urbano de carga. A aplicação de um método multicritério para tomada de decisão permitiu a análise e proposta de uma boa prática apropriada para o contexto do local
Ver menos
Abstract: Urbanization is responsible for an increase in demand for goods, services and logistics support activities. The concept of city logistics presents itself as an opportunity for urban freight transport. Several urban logistics best practices were developed to mitigate their associated...
Ver mais
Abstract: Urbanization is responsible for an increase in demand for goods, services and logistics support activities. The concept of city logistics presents itself as an opportunity for urban freight transport. Several urban logistics best practices were developed to mitigate their associated impacts. However, cities have different characteristics, and public policies applied in different urban areas can only result in different impacts. Besides, the best scale for studying urban logistics freight activities is at the district/neighborhood level, since it allows the development of insights into the specific nuances of daily operations, existing constraints and needs driving a specific area. In this context, this research aims to improve the sustainability of the urban freight transport in a critical area of São Paulo, Brazil. The first step of this project consists on the identification of clusters in the city according to relevant variables for urban logistics ¿ establishments¿ concentration, population, regulations, road capacity and density. This procedure allowed obtaining knowledge of São Paulo¿s context regarding urban freight transport, with suggestion of general public policies or best practices that contribute to mobility in the city, besides the identification of critical areas for urban logistics. The second step is based on an in-depth study of a critical area of one square kilometer, with the involvement of the stakeholders affected by the urban freight transport. The application of a multi criteria decision tool allowed the analysis and proposal of an appropriate best practice
Ver menos
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
City logistics and urban logistics best practices [recurso eletrônico] : case of São Paulo = City logistics e boas práticas em logística urbana : o caso de São Paulo
Rodrigo Barros Castro.
City logistics and urban logistics best practices [recurso eletrônico] : case of São Paulo = City logistics e boas práticas em logística urbana : o caso de São Paulo
Rodrigo Barros Castro.