Rotinas de pensamento [recurso eletrônico] : construindo uma cultura do pensar para o desenvolvimento da autonomia intelectual e moral
Juliana de Aquino Nunes Lencastre
TCC
Português
TCC DIGITAL/UNICAMP L545r
Campinas, SP : [s.n.], 2017.
1 recurso online ( p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Cesar Augusto Amaral Nunes
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Abstract: The present work will focus on the use of Thinking Routines in the project "Ethical coexistence in school" developed by the Group of Studies and Research in Moral Education - Gepem (UNESP / UNICAMP), with the purpose of creating a culture of thinking in the classroom, integrating the...
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Abstract: The present work will focus on the use of Thinking Routines in the project "Ethical coexistence in school" developed by the Group of Studies and Research in Moral Education - Gepem (UNESP / UNICAMP), with the purpose of creating a culture of thinking in the classroom, integrating the thinking skills with the learning of the disciplinary contents and, thus, to help in the development of students' intellectual and moral autonomy, main objective of the project. Thinking Routines are small protocols that we favor students to think visibly for themselves, their peers and teachers. They should be understood within the broader concept of classroom routines, being considered as constructors of culture. Putting them into practice and making them a vehicle for developing thought patterns requires a supportive environment where this and other strategies for making thinking visible can flourish. Create this environment is part of a complex process of changing the culture already rooted in each classroom. To foster the development of students' intellectual and moral autonomy, the school must, in addition to assuming the important mission of implementing "morality" as an object of continuous and interdisciplinary reflection, create an environment that supports and values the daily cultivation of skills that teach students to think. At the end, will be presented experiences of the use of the thinking routines within the project, which were observed during the training moments. The results are still preliminary, considering that the project is still in progress, but they have already shown a positive perspective on the path to a culture change, introducing new challenges for all involved in the project. The work has as reference the theories of Jean Piaget, as well as the theoretical approach of the projects "Visible Thinking" and "Culture of Thinking", both developed within a larger project, the "Project Zero", Harvard University, in the States United States.
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Resumo: O presente trabalho discorrerá sobre o uso das Rotinas de Pensamento no projeto "A convivência ética na escola" desenvolvido pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral - Gepem (UNESP/UNICAMP), com a finalidade de criar uma cultura do pensar em sala de aula, integrando as habilidades...
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Resumo: O presente trabalho discorrerá sobre o uso das Rotinas de Pensamento no projeto "A convivência ética na escola" desenvolvido pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral - Gepem (UNESP/UNICAMP), com a finalidade de criar uma cultura do pensar em sala de aula, integrando as habilidades de pensamento com o aprendizado dos conteúdos disciplinares e, assim, auxiliar no desenvolvimento da autonomia intelectual e moral dos alunos, objetivo principal do projeto. As Rotinas de Pensamento são pequenos protocolos que favorecemos alunos a pensarem de maneira visível para si, para seus pares e professores. Elas devem ser compreendidas dentro do conceito mais amplo de rotinas de sala de aula, sendo consideradas construtoras de cultura. Colocá-las em prática e torná-las um veículo para o desenvolvimento de padrões de pensamento, requer um ambiente favorável, onde esta e outras estratégias para tornar o pensamento visível tenham condições de florescer. Criar esse ambiente faz parte de um complexo processo de mudança da própria cultura já enraizada em cada sala de aula. Para favorecer o desenvolvimento da autonomia intelectual e moral dos alunos, a escola deve, além de assumir a importante missão de implementar a "moral" como objeto de reflexão contínua e interdisciplinar, criar um ambiente que sustente e valorize o cultivo diário de habilidades que ensinem os alunos a pensar. Ao final, são apresentadas as experiências do uso das rotinas de pensamento dentro do projeto, que aconteceram durantes os momentos de formação. Os resultados ainda são preliminares, considerando que o projeto ainda está em andamento, mas já têm se mostrado numa perspectiva positiva no caminho para uma mudança de cultura, lançando novos desafios para todos os envolvidos no projeto. O trabalho tem como referencial as teorias de Jean Piaget, bem como a abordagem teórica dos projetos "Pensamento Visível" e "Cultura de Pensamento", ambos desenvolvidos dentro de um projeto maior, o "Projeto Zero", da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.
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Rotinas de pensamento [recurso eletrônico] : construindo uma cultura do pensar para o desenvolvimento da autonomia intelectual e moral
Juliana de Aquino Nunes Lencastre
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