Fios e desafios na formação continuada de professoras no Quilombo Tiningu, Oeste Paraense [recurso eletrônico] : experiências permeadas pela linguagem e pela cultura
Maria Aldenira Reis Scalabrin
TESE
T/UNICAMP Sca42f
[Gains and challenges in continuing education of Tiningu Quilombo community teachers]
Campinas, SP : [s.n.], 2016.
1 recurso online (289 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientadores: Guilherme do Val Toledo Prado, Tânia Suely Azevedo Brasileiro
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: A presente tese narra Como as Professoras da Escola São João construíram seus conhecimentos de Língua Portuguesa¿LP em uma experiência de Formação Continuada¿FC realizada no ambiente de trabalho delas. A pesquisa foi realizada com quatro Professoras da EMEIF São João, no Quilombo Tiningu,...
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Resumo: A presente tese narra Como as Professoras da Escola São João construíram seus conhecimentos de Língua Portuguesa¿LP em uma experiência de Formação Continuada¿FC realizada no ambiente de trabalho delas. A pesquisa foi realizada com quatro Professoras da EMEIF São João, no Quilombo Tiningu, Santarém-PA-Brasil. Trata-se de pesquisa-ação prática realizada em 12 encontros presenciais integrados ao Calendário Escolar/2014 com apoio da escola, SEMED-STM-PA e ARQUITININGU. As ações: Aulas Filmadas, Oficina de Língua Portuguesa, Avaliando a Leitura e a Escrita das Crianças, Alfabetização das Crianças: aprendizagem colaborativa e Das Histórias de Vida às Histórias da Profissão surgiram a partir do diagnóstico inicial aplicado no primeiro encontro (E1) em que as Professoras apontaram dificuldades para trabalhar a LP em sala de aula. O acervo empírico da pesquisa está composto por: vídeos, áudios, Diários de Campo de Pesquisa, Excertos, fotografias e textos transcritos. A pesquisa configurou-se em Ciclos que se desdobraram em Sub-Ciclos com partes e todo encadeados a partir dos passos: planejamento (diagnóstico), ação (intervenção), observação (avaliação) e reflexão que alimentaram/retroalimentam-se, planejaram/replanejaram-se para fortalecer ações presentes e gerar ações futuras, caminhando em círculos constantes. O estudo apontou o seguinte resultado: a- a consolidação das relações de amizade foram decisivas para o processo da FC; b- a ausência de plano de trabalho conotou fragilidade nos encontros até que as Professoras percebessem ser o centro das ações, constantemente negociadas a partir do diagnóstico inicial; c- no decorrer dos encontros era perceptível que as Professoras constituíam-se sujeitos de si sustentadas no multiculturalismo, na história e na cultura, portanto, houve necessidade de adentrar nos meandros da história para entender a constituição dos sujeitos; assim, d- no final do processo de FC concluí que a constituição dos sujeitos ocorreu pautada na Tríade Dialógica do Sujeito da Linguagem ¿ TDSL, nas dimensões: temporal, espacial e cultural. Na dimensão temporal o sujeito é produto sócio-histórico arraigado no tempo, na sua história de negro amazônida que fugiu das senzalas e refugiou-se às margens do Lago Maicá, onde está Tiningu; e... e- naquele espaço (dimensão espacial) destituiu-se do sofrimento, reconstruiu-se em novo homem, nova mulher tininguense; assim... f- pautado na cultura (dimensão cultural) que não é só local, mas de remanescentes de afrodescendentes, constituiu-se eminente sujeito local. Assim, as Professoras de Tiningu constroem seus conhecimentos de LP enquanto sujeitos de si, tendo como pilar o contexto local arraigado na TDSL nomeada nesta tese de "bailar de eus", com o apoio da exotopia bakhtiniana
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Abstract: This thesis tells how teachers at São João School built their knowledge in Portuguese Language in a Continuing Education Course, which took place in their own working environment. The research was carried out with four teachers at São João Municipal Elementary School in Tiningu Quilombo...
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Abstract: This thesis tells how teachers at São João School built their knowledge in Portuguese Language in a Continuing Education Course, which took place in their own working environment. The research was carried out with four teachers at São João Municipal Elementary School in Tiningu Quilombo Commmunity, Santarém, Pará State, Brazil. The method adopted was a Practical Research Action developed in 12, face to face, meetings integrated to the 2014 school calendar with the support of the Santarém Municipal Education Department and of ARTININGU (Quilombola Association). The activities: filmed classes, Portuguese Language Workshops to assess reading and writing skills; literacy level: collaborative learning of the children and their history of life through their professional history emerged from a preliminary diagnosis test applied to the teachers at the first meeting. The test suggested that the teachers had difficulties in teaching Portuguese Language in their regular classes. Recorded videos, recorded audios, field diary, excerpts, photos and transcript texts were part of the empirical data collected for the investigation. The research was divided into cycles and sub-cycles according to the following steps: planning (diagnosis), action (intervention), observation (evaluation) and reflection that feedback, planned to reinforce current actions and generate future actions, in a constant circling movement. The study suggested the following result: a- the strengthened relationship between the teachers were decisive for their Continuing Education process. b- the lack of working plans indicated a fragile aspect for the meetings before the teachers had realized that they are the center of the actions, constantly negotiated in the preliminary diagnosis. c- as the meetings advanced, it became evident that the teachers became subject of themselves sustained by the multiculturalism, in history and culture, therefore, it was necessary to investigate their history to understand how the subjects constitute themselves. d- the conclusion of the process of Continuing Education is that the constitution of the subjects was based on the Language Subject Dialogical Triad, regarding temporal, spatial and cultural dimensions. As far as temporal dimension is concerned, the subject is a socio-historical product rooted to time and his history as a negro who escaped slavery in the Amazon region, and found refuge along the Maicá lake where the Tiningu Quilombo Community is set, and e- in that space (spatial dimension) suffering was eliminated, and a new man was reconstructed, a new woman from Tiningu; and so f- based upon in culture (cultural dimension), which is not only local, but also inherited from descents of African slaves, the local subject was constituted. Thus, Tiningu teachers construct their knowledge on the Portuguese Language as subjects of themselves, based on their local context rooted to the Language Subject Dialogical Triad, named in this thesis, as "the dance of selves", supported by Bakthin¿s exotopia
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Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Prado, Guilherme do Val Toledo, 1965-
Orientador
Brasileiro, Tania Suely Azevedo
Coorientador
Fiorentini, Dario, 1950-
Avaliador
Aragão, Ana Maria Falcão de, 1959-
Avaliador
Tassoni, Cristina Martins
Avaliador
Ferreira, Ediene Pena
Avaliador
Fios e desafios na formação continuada de professoras no Quilombo Tiningu, Oeste Paraense [recurso eletrônico] : experiências permeadas pela linguagem e pela cultura
Maria Aldenira Reis Scalabrin
Fios e desafios na formação continuada de professoras no Quilombo Tiningu, Oeste Paraense [recurso eletrônico] : experiências permeadas pela linguagem e pela cultura
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