Avaliação dos efeitos de um programa de educação sobre Continuous Positive Airway Pressure (CPAP) no exame de polissonografia para titulação da pressão positiva [recurso eletrônico]
DISSERTAÇÃO
T/UNICAMP F412a
[Assessment of the effects of an education program on Continuous Positive Airway Pressure (CPAP) in polysomnography examination of positive pressure]
Campinas, SP : [s.n.], 2016.
1 recurso online (90 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Agrício Nubiato Crespo
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas
Resumo: A efetividade do tratamento da apneia obstrutiva do sono com emprego da pressão aérea positiva aplicada nas vias aéreas superiores (continuous positive airway pressure ¿ CPAP) é dependente do ajuste da pressão realizado em um segundo exame de polissonografia. Apesar de efetivo, a adesão ao...
Resumo: A efetividade do tratamento da apneia obstrutiva do sono com emprego da pressão aérea positiva aplicada nas vias aéreas superiores (continuous positive airway pressure ¿ CPAP) é dependente do ajuste da pressão realizado em um segundo exame de polissonografia. Apesar de efetivo, a adesão ao CPAP é variável, sendo a intolerância à máscara e o desconforto durante o exame de titulação um problema clínico comum. A falta de informação pode interferir negativamente na percepção do paciente e aceitação quanto ao uso do CPAP. No primeiro contato com a mascara, são comuns os relatos de sensação de fobia, incômodo pela máscara e dificuldade para dormir. Objetivos - Avaliar a influência de um programa de educação sobre CPAP e teste da máscara no exame de polissonografia para titulação da pressão positiva quanto à eficiência do sono, tempo total de sono, tempo total de titulação e percepção de desconforto em pacientes com AOS. Materiais e Método - Estudo clinico prospectivo sequencial de 60 pacientes, de ambos os sexos, com idade maior ou igual a 18 anos, portadores de apneia obstrutiva do sono de grau moderado e intenso, com indicação de CPAP para o tratamento. Os pacientes foram divididos em dois grupos: Estudo (E) (n=30) e Controle (C) (n=30). O grupo E foi submetido ao programa de educação de CPAP, seleção e teste da máscara. Os pacientes do Grupo C foram submetidos apenas à seleção simplificada da máscara. Esses procedimentos aconteceram previamente ao exame de polissonografia para titulação do CPAP. Para avaliar o desconforto durante o exame foram apresentadas quatro questões de percepção para os pacientes de ambos os grupos: "demorou para dormir" (P1), "incômodo da máscara" (P2), "acordou durante o exame" (P3) e "sensação de fobia" (P4). Resultados - Para todas as variáveis P1, P2, P3 e P4 houve diferença significativa entre os grupos. O tempo total de titulação está negativamente correlacionado com a eficiência do sono, que por sua vez é dependente das variáveis P2 e P4. O tempo total do sono se mostrou dependente de P2 e P3. Conclusões - O programa de educação sobre CPAP foi efetivo em diminuir os desconfortos durante o exame de polissonografia para titulação da pressão positiva, consequentemente, a qualidade do exame foi melhor. A definição da pressão ideal foi possível em menor tempo. Quando apresentadas e testadas as mascaras ao paciente, a mascara nasal foi a preferida pela maioria
Abstract: The effectiveness of continuous positive airway pressure (CPAP) therapy for obstructive sleep apnea depends on adjustment of the pressure during a second polysomnography test. Although CPAP is effective, adherence varies, and poor tolerance of the mask and discomfort during the titration...
Abstract: The effectiveness of continuous positive airway pressure (CPAP) therapy for obstructive sleep apnea depends on adjustment of the pressure during a second polysomnography test. Although CPAP is effective, adherence varies, and poor tolerance of the mask and discomfort during the titration study are common clinical problems. A lack of information can adversely affect patients¿ perception of CPAP and their willingness to use it. When they first use the mask, it is not uncommon for patients to report a sense of panic, discomfort and difficulty getting to sleep. Objective - To assess the effect of an educational program on CPAP, mask selection and mask fitting during polysomnography for positive pressure titration and correlate it with sleep efficiency, total sleep time, total titration time and perception of discomfort in patients with obstructive sleep apnea (OSA). Materials and Methods - The study was a prospective clinical study of 60 male and female patients aged 18 years or older with moderate or severe OSA for whom CPAP had been indicated. The patients were divided into two groups: a study group (S) (n=30) and a control group (C) (n=30). Patients in group S attended the CPAP education program and a mask selection and fitting session, while patients in group C only attended a simplified mask selection session. These procedures were carried out before the polysomnography to titrate CPAP. Participants were asked four questions about how they felt during the test to evaluate the level of discomfort: (Q1) "Did it take you a while to get to sleep?"; (Q2) "Was the mask uncomfortable?"; (Q3) "Did you wake up during the test?"; and (Q4) "Did you start to panic?". Results - For all the variables (Q1, Q2, Q3, Q4) there was a significant difference between the groups. Total titration time was negatively correlated with sleep efficiency, which in turn depended on variables Q2 and Q4. Total sleep time depended on Q2 and Q3. Conclusions - The educational program was effective in reducing discomfort during the polysomnography to titrate the positive pressure. The test itself was therefore more effective, and the ideal pressure could be determined in less time. When patients were shown the masks and allowed to test them, the nasal mask was preferred by the majority
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