Imagens da história [recurso eletrônico] : crítica literária e historiografia no ensaio 'Para a imagem de Proust' de Walter Benjamin
Luís Inácio Oliveira Costa
TESE
T/UNICAMP C823i
[Images of history]
Campinas, SP : [s.n.], 2016.
1 recurso online (407 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Jeanne Marie Gagnebin de Bons
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Resumo: O presente trabalho tem o propósito de tratar das relações entre filosofia, filologia, crítica literária e historiografia no pensamento de Walter Benjamin, tomando como referência fundamental a leitura por ele empreendida da obra do escritor francês Marcel Proust, particularmente do ciclo...
Ver mais
Resumo: O presente trabalho tem o propósito de tratar das relações entre filosofia, filologia, crítica literária e historiografia no pensamento de Walter Benjamin, tomando como referência fundamental a leitura por ele empreendida da obra do escritor francês Marcel Proust, particularmente do ciclo romanesco Em busca do tempo perdido. Nesse sentido, buscou-se examinar, num primeiro momento, como o trabalho de tradução de parte da Recherche para o alemão, com o qual Benjamin esteve envolvido na segunda metade dos anos de 1920, o conduziu a uma leitura crítica experimental da obra de Proust, enfatizando o princípio de aproximação no distanciamento que marcou essa leitura e que, de resto, caracteriza a atividade crítica para o pensador e escritor judeu-alemão. Num segundo momento, o trabalho se deteve numa ampla discussão em torno da problemática da crítica literária no pensamento de Benjamin, ressaltando a sua concepção das obras de linguagem como singulares criações históricas e, por conseguinte, a vinculação necessária entre a crítica literária e o caráter histórico da recepção das obras. Nesse contexto, o Para a imagem de Proust, publicado em 1929, pôde ser lido como um ensaio emblemático no qual não apenas se condensa a problemática benjaminiana das relações entre linguagem e história como também se redefinem para Benjamin a concepção e a prática da crítica em face de sua `virada materialista¿, com importantes implicações políticas. Por fim, num terceiro momento, buscou-se traçar, a partir dessa leitura aberta do ensaio sobre Proust, a articulação entre crítica literária e crítica histórica e historiográfica que nele se opera, tanto no tratamento das questões relativas à memória, à escrita, à imagem e ao tempo histórico quanto na forma de exposição do ensaio-montagem, antecipando os trabalhos dos anos de 1930 sobre Baudelaire e a modernidade do século XIX
Ver menos
Abstract: The present study aims to deal with the relations among philosophy, philology, literary criticism and historiography in Walter Benjamins¿s thought, taking as fundamental reference his reading of French writer Marcel Proust, particularly the novelistic cycle In search of lost time. In this...
Ver mais
Abstract: The present study aims to deal with the relations among philosophy, philology, literary criticism and historiography in Walter Benjamins¿s thought, taking as fundamental reference his reading of French writer Marcel Proust, particularly the novelistic cycle In search of lost time. In this sense, at a first moment, it was pursued to examine how the translation work of part of the Recherche into German, with which Benjamin had been involved during the latter half of the 1920s, led him to an experimental critical reading of Proust¿s work, stressing the principle of approximation and distancing which marked that reading and which characterizes critical activity to the Jewish-German writer after all. At a second moment the study was detained on a broad discussion around the problematic of literary criticism in Benjamin¿s thought, highlighting his conception of works of language as singular historic creations, and therefore, the necessary linkage between literary criticism and the historic character of the works reception. Within such context, To Proust¿s image, published in 1929, may be read as an emblematic essay in which not only the Benjaminian problematic of relations between language and history is condensed as well as the conception and practice of criticism are redefined for Benjamin, facing his materialist turning, with important political implications. Finally, at a third moment, it was pursued to outline, from this open reading of Proust¿s essay, the articulation between literary criticism and historic and historiographic criticism operated in it, both in the treatment of issues related to memory, writing, image and historic time and the form of presentation in the montage-essay, anticipating the 1930s works on Baudelaire and XIX century modernity
Ver menos
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Gagnebin, Jeanne Marie, 1949-
Orientador
Bons, Jeanne Marie Gagnebin de, 1949-
Orientador
Pelbart, Peter Pál, 1956-
Avaliador
Fabbrini, Ricardo Nascimento
Avaliador
Chaves, Ernani Pinheiro
Avaliador
Siscar, Marcos, 1964-
Avaliador
Imagens da história [recurso eletrônico] : crítica literária e historiografia no ensaio 'Para a imagem de Proust' de Walter Benjamin
Luís Inácio Oliveira Costa
Imagens da história [recurso eletrônico] : crítica literária e historiografia no ensaio 'Para a imagem de Proust' de Walter Benjamin
Luís Inácio Oliveira Costa