A sustentabilidade de um centro de ciências no interior da Amazônia [recurso eletrônico] : o CPADC de Santarém-PA (1988-2015)
Nilzilene Gomes de Figueiredo
TESE
T/UNICAMP F469s
[Sustainability of a science Center Within the Amazon]
Campinas, SP : [s.n.], 2016.
1 recurso online (169 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Elisabeth Barolli
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: O Centro Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico (CPADC) da UFOPA é um Centro de Apoio ao ensino de Ciências e Matemática instituído em Santarém-PA, interior da Amazônia. Esse grupo surge como um grupo de liderança em 1988, a partir de um curso de formação continuada para...
Ver mais
Resumo: O Centro Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico (CPADC) da UFOPA é um Centro de Apoio ao ensino de Ciências e Matemática instituído em Santarém-PA, interior da Amazônia. Esse grupo surge como um grupo de liderança em 1988, a partir de um curso de formação continuada para professores em exercício na educação básica, oferecido pela equipe de um Núcleo da UFPA (NPADC) que já possuía uma história de ações de melhorias do ensino de Ciências e Matemática no Estado. Curiosamente, o CPADC criado em Santarém apesar de ter passado por momentos de instabilidade, especialmente quando houve a transição do Campus da UFPA em Santarém, ao qual inicialmente estava vinculado, para a UFOPA, nova Universidade criada, conseguiu se manter sustentável ao longo de seus 27 anos de existência. Assim, o objetivo geral deste trabalho é compreender o que manteve a sustentabilidade do CPADC Santarém e de suas práticas na Universidade de 1988 a 2015. Defende-se a seguinte tese: A sustentabilidade de um programa ou de um processo educativo não se dá apenas por sua autonomia e independência, mas por sua capacidade de estabelecer articulações em redes com o seu entorno. Do ponto de vista da história do CPADC-Santarém, foi um grupo que se manteve porque funcionou em redes colaborativas de práticas sustentáveis ao longo do tempo. A pesquisa é do tipo qualitativa e se caracteriza como um estudo de caso único. Foram realizadas dez entrevistas semi-estruradas e produzidos cinco relatos escritos concedidos por colaboradores da pesquisa entre junho de 2013 e agosto de 2015. Esses colaboradores participaram de alguma forma da história desse CPADC ao longo de sua existência. Também foram utilizadas reportagens de dois jornais impressos "O Tapajós" e "Jornal de Santarém" divulgadas entre 1988 e 1994, bem como documentos oficiais do Centro, tais como atas, relatórios, convênios firmados e correspondências oficiais. A partir da triangulação dos dados foi organizada uma narrativa da história desse Centro em três fases: fase pré-CPADC, fase do CPADC na gestão da UFPA-Santarém e fase do CPADC na gestão da UFOPA. A análise narrativa apoiou-se nos conceitos de Comunidade de Práticas segundo a perspectiva do sociólogo Etienne Wenger, bem como nas elaborações de Andy Hargreaves e Dean Fink acerca das condições que se fazem relevantes para alcançar a sustentabilidade de projetos e propostas educacionais. Desse modo, foi possível identificar em nosso estudo a existência de uma rede formada por diferentes instituições e profissionais que realizavam um trabalho em sinergia, interagiam regularmente e possuíam interesse em comum e aplicações de práticas sustentáveis relacionadas a esse interesse. Essa rede tomou novas configurações com a chegada da UFOPA, de maneira a resgatar a sustentabilidade do Centro que ficou ameaçada na transição entre as duas instituições
Ver menos
Abstract: The Educational Centre for Scientific (CPADC) of UFOPA is a Centre for Teaching Science and Mathematics established in Santarém-PA, inside the Amazon. This group comes initially as a leading group in 1988, from a continuing education course for practicing teachers in basic education,...
Ver mais
Abstract: The Educational Centre for Scientific (CPADC) of UFOPA is a Centre for Teaching Science and Mathematics established in Santarém-PA, inside the Amazon. This group comes initially as a leading group in 1988, from a continuing education course for practicing teachers in basic education, offered by the staff of a core of UFPA (NPADC) who already had a history of teaching improvement actions of Science and Mathematics in the state. Interestingly, the CPADC created in Santarém despite having gone through moments of instability, especially when there was the transition from campus UFPA in Santarém, which was initially linked to the UFOPA, new University created, managed to be sustainable over his 27 years of existence. Thus, the aim of this study is to understand what kept the sustainability of CPADC Santarém and its practices at the University from 1988 to 2015. It defends the following thesis: The sustainability of a program or an educational process not only gives for its autonomy and independence, but for their ability to establish joint networks with its surroundings. From the point of view of the history of CPADC-Santarém, it was a group that was maintained because it worked in collaborative networks of sustainable practices over time. The research is qualitative type and is characterized as a single case study. We used ten semi-structured interviews and five written reports issued by research collaborators between June 2013 and August 2015. These employees participated in some form of history that CPADC throughout its existence, reports two newspapers were also used "The Tapajós" and "Jornal de Santarém" published between 1988 and 1994 as well as official documents of the Centre, such as minutes, reports, agreements signed and official correspondence. From the triangulation of data it was organized a narrative of the history of this center in three phases: pre-CPADC phase CPADC phase in the management of UFPA-Santarém and phase of CPADC in managing UFOPA. The narrative analysis relied on Community of Practice concepts from the perspective of Etienne Wenger sociologist and the elaborations Andy Hargreaves and Dean Fink about the conditions that are relevant to achieving sustainability of educational projects and proposals. Thus, it was possible to identify in our study the existence of a network of different institutions and professionals who performed work synergistically, in regular contact and had common interest and application of sustainable practices related to that interest. This network has taken new settings with the arrival of UFOPA, in order to rescue the sustainability of the Centre which was threatened in the transition between the two institutions
Ver menos
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Barolli, Elisabeth, 1953-
Orientador
Fiorentini, Dario, 1950-
Avaliador
Sasseron, Lúcia Helena
Avaliador
Colares, Anselmo Alencar
Avaliador
A sustentabilidade de um centro de ciências no interior da Amazônia [recurso eletrônico] : o CPADC de Santarém-PA (1988-2015)
Nilzilene Gomes de Figueiredo
A sustentabilidade de um centro de ciências no interior da Amazônia [recurso eletrônico] : o CPADC de Santarém-PA (1988-2015)
Nilzilene Gomes de Figueiredo