Apropriações e representações históricas na cultura escolar [recurso eletrônico] : um estudo de caso sobre o Egito Antigo na educação infantil
Matheus Henrique da Silveira
TCC
Português
TCC DIGITAL/UNICAMP Si39a
Campinas, SP : [s.n.], 2013.
1 recurso online (57 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Raquel dos Santos Funari
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de História
Resumo: As pesquisas sobre a História do ensino, que se fundamentaram durante muito tempo na separação entre a história dos currículos oficiais e a história das disciplinas escolares, privilegiando assim o estudo da elaboração de currículos oficiais, a construção de procedimentos metodológicos e a...
Ver mais
Resumo: As pesquisas sobre a História do ensino, que se fundamentaram durante muito tempo na separação entre a história dos currículos oficiais e a história das disciplinas escolares, privilegiando assim o estudo da elaboração de currículos oficiais, a construção de procedimentos metodológicos e a definição de políticas escolares e, excluindo-se muitas vezes outras instâncias, como demonstra Thais Nivia de Lima e Fonseca (FONSECA, 2006), foram repensados através da aproximação destes campos com os estudos da História Cultural. É desta forma que as pesquisas sobre o campo escolar passam a ser problematizadas pelas "[...] práticas que o envolvem historicamente [...]" (FONSECA, 2006: 8), realizando assim, relações entre as propostas de ensino, que compõe as diretrizes para a escola, e, suas formas de apropriação efetiva através dos conteúdos ensinados.
Destes estudos pode-se propor duas correntes divergentes: a primeira, assume a escola como apenas reprodutora de conhecimentos produzidos fora de seu espaço enquanto a segunda confere à escola, a partir de toda a influência que está submetida, um papel de criação, produção de um conhecimento próprio. A escola se caracterizaria, assim, como produtora de uma cultura particular, a "cultura escolar", termo definido pelo historiador francês Dominique Julia como um conjunto de normas e práticas que definem os conhecimentos a serem ensinados e a forma de transmissão destes conhecimentos, além da incorporação e finalidades de acordo com o contexto em que se encontra a escola (JULIA, 2001). É a partir desta segunda corrente que se propõe este trabalho.
Partindo deste cenário, desenham-se diversos contextos de como tais relações poderiam ser compreendidas ao longo do tempo, sendo um em especial tendo sido escolhido para o presente trabalho: o ensino infantil brasileiro e suas relações com as apropriações e representações da história nesta faixa etária da educação básica brasileira. A escolha deste tema em específico, parte do desejo propor novas visões sobre o trabalho da História nas idades escolares iniciais e a importância deste trabalho no desenvolvimento cognitivo e social das crianças, além de suas influências na formação da chamada "cultura escolar". Como objeto de estudo, foi escolhido um caso, tomado como representativo desta situação: o projeto "O Egito no tempo dos faraós", realizado em 2011 com crianças na faixa etária entre 5 a 6 anos, estudantes do colégio Santo Américo, localizado na cidade de São Paulo, o qual forneceu material suficiente para que se pudesse compreender de forma mais aprofundada estas relações
Ver menos
Destes estudos pode-se propor duas correntes divergentes: a primeira, assume a escola como apenas reprodutora de conhecimentos produzidos fora de seu espaço enquanto a segunda confere à escola, a partir de toda a influência que está submetida, um papel de criação, produção de um conhecimento próprio. A escola se caracterizaria, assim, como produtora de uma cultura particular, a "cultura escolar", termo definido pelo historiador francês Dominique Julia como um conjunto de normas e práticas que definem os conhecimentos a serem ensinados e a forma de transmissão destes conhecimentos, além da incorporação e finalidades de acordo com o contexto em que se encontra a escola (JULIA, 2001). É a partir desta segunda corrente que se propõe este trabalho.
Partindo deste cenário, desenham-se diversos contextos de como tais relações poderiam ser compreendidas ao longo do tempo, sendo um em especial tendo sido escolhido para o presente trabalho: o ensino infantil brasileiro e suas relações com as apropriações e representações da história nesta faixa etária da educação básica brasileira. A escolha deste tema em específico, parte do desejo propor novas visões sobre o trabalho da História nas idades escolares iniciais e a importância deste trabalho no desenvolvimento cognitivo e social das crianças, além de suas influências na formação da chamada "cultura escolar". Como objeto de estudo, foi escolhido um caso, tomado como representativo desta situação: o projeto "O Egito no tempo dos faraós", realizado em 2011 com crianças na faixa etária entre 5 a 6 anos, estudantes do colégio Santo Américo, localizado na cidade de São Paulo, o qual forneceu material suficiente para que se pudesse compreender de forma mais aprofundada estas relações
Ver menos
Abstract: In the past decades several studies were related to education and, more precisely, to the field of history teaching. However, the separation, most of the times exclusionary, of the political and social instances of the educational field have restricted the look over the school, limiting...
Ver mais
Abstract: In the past decades several studies were related to education and, more precisely, to the field of history teaching. However, the separation, most of the times exclusionary, of the political and social instances of the educational field have restricted the look over the school, limiting the studies and not considering the process of appropriation and re-signification of diverse social elements, jointly with its particular elements. The school characterizes itself as producer of a particular culture, the "school culture", define by the French historian Dominique Julia as a mass of rules and practices which defines the knowledge to be taught and how to transmit these knowledge, besides the incorporation and purpose according to the context in which the school is inserted. From this scenery, a lot of contexts of how these relations could be understood along the time have been drawn, one in special was chosen to the present work: the Brazilian childish teaching and its relations with the appropriations and representations of history in this age group of the Brazilian education. Even though it seems to be contradictory to suggest a connection between history and childish teaching, since this period of teaching is not accompanied by school disciplines - according to the meaning of the word discipline adopt since the XX century - starting with the proposals of Andre Chervel of the "sympathetic disciplines", together with the analysis of the project "O Egito no tempo dos faraós", accomplished on Colégio Santo Américo (São Paulo-SP), that it's pursued the comprehension on how the educational public directives and practical appropriations on the school environment can relate and are influenced by historical disciplinary practices and uses of the past, through the discipline of History and the theme "Antique Egypt"
Ver menos
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Apropriações e representações históricas na cultura escolar [recurso eletrônico] : um estudo de caso sobre o Egito Antigo na educação infantil
Matheus Henrique da Silveira
Apropriações e representações históricas na cultura escolar [recurso eletrônico] : um estudo de caso sobre o Egito Antigo na educação infantil
Matheus Henrique da Silveira