Epígrafes arquitetônicas [recurso eletrônico] : relações entre tipografia, arquitetura e contexto histórico : Estudo de caso de "Monteiro, Heinsfurter & Rabinovitch"
Taisa Hayashi Isayama
DISSERTAÇÃO
T/UNICAMP Is18e
[Architectonic epigraphs]
Campinas, SP : [s.n.], 2016.
1 recurso online ( 130 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Anna Paula Silva Gouveia
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes
Resumo: O campo das Artes Visuais é bastante extenso e chega a englobar áreas como a arquitetura e a tipografia. O objeto de estudo desta dissertação, que inclui-se neste campo maior das artes visuais e em áreas correlatas, são as epígrafes arquitetônicas, que tratam-se de inscrições tipográficas...
Ver mais
Resumo: O campo das Artes Visuais é bastante extenso e chega a englobar áreas como a arquitetura e a tipografia. O objeto de estudo desta dissertação, que inclui-se neste campo maior das artes visuais e em áreas correlatas, são as epígrafes arquitetônicas, que tratam-se de inscrições tipográficas presentes em edifícios cujo conteúdo textual identifica o autor do projeto (seja um engenheiro, um arquiteto ou uma construtora). Esta dissertação tem como objetivo analisar três destes artefatos que constam no "Acervo Epigráfico Paulistano" (http://www.iar.unicamp.br/lis/pat), referentes à empresa de construção e engenharia "Monteiro, Heinsfurter & Rabinovitch" (que a partir de 1942 passa a ser somente Monteiro & Heinsfurter). A análise consiste em traçar a base histórico-cutural em que estes artefatos se inserem, bem como compreender a forma tipográfica destes objetos e a arquitetura dos seus prédios, buscando, desta forma, traçar relações entre estilo tipográfico, arquitetônico e o contexto histórico. Como resultado, foi possível perceber que, nos exemplares escolhidos para o estudo de caso, existe coerência entre estes três elementos (contexto histórico, tipografia e arquitetura). Nota-se que a epígrafe mais antiga da firma possui traços inspirados nas inscrições clássicas romanas, o que condiz com a arquitetura do prédio, que é de estilo eclético; assim como ocorre com as outras duas, que portam traços que as incluem no padrão geométrico, o que mostra adesão à tendência geometrizante presente no pensamento arquitetônico e tipográfico da época, que se reflete na arquitetura Art Déco dos dois prédios. A partir disso, conclui-se que as epígrafes podem auxiliar na compreensão do gosto estilístico de uma época, e também portam e expõem em local público informações relevantes, como os nomes dos responsáveis pelo projeto de um prédio, que muito raro são divulgadas pública e extensamente. Entretanto, este objeto deixou de ser usado e com ele se foram informações diretas e indiretas e indícios de época que portava. Também aponta-se para uma possível mudança neste cenário devido à lei municipal do Rio de Janeiro, que exige que novos edifícios tenham o nome de seus autores exibidos na fachada
Ver menos
Abstract: The Visual Arts field is quite extensive, and it includes areas such as architecture and typography. The study object of this Master thesis, which is included in the broader field of the Visual Arts as well as in correlative areas, are the architetonic epigraphs, which are typographic...
Ver mais
Abstract: The Visual Arts field is quite extensive, and it includes areas such as architecture and typography. The study object of this Master thesis, which is included in the broader field of the Visual Arts as well as in correlative areas, are the architetonic epigraphs, which are typographic inscriptions present in buildings whose textual content indentifies the project's author (be it an engineer, an architect or a construction company). The objective of this Master Thesis is to analyze three of those artifacts, contained in the "Acervo Epigráfico Paulistano" (http://www.iar.unicamp.br/lis/pat), which belong to the construction and engineer company "Monteiro, Heinsfurter & Rabinovitch" (which, from 1942 forwards, starts being called "Monteiro & Heinsfurter" only). This analisys consists in tracing the historical and cultural base in which those objects appear, as well as understand the typographical form of those objects and the architecture of the building in which it is inserted aiming to establish, in that way, connections between typographic and architectonical style and the historical context. As a result, it was possible to notice that, in the selected examples for this case study, there is coherence between those three elements (historical context, typography, and architecture). It is noticeable that the eldest epigraph has a design inspired by the classical Roman inscriptions, which fits the building's eclectic style of architecture; similarly to what happens to the other two cases, which carry a design that includes them in the geometric pattern, what shows support to the geometrizing tendency present in the architectonic and typographic paradigm of the time, which is also reflected in the Art Déco architecture of the two buildings. All of it considered, it is possible to conclude that the epigraphs can help understand the stylistic taste of a period, and also that they carry and expose in public view some relevant information, such as the names of the people responsible for the project of a building, an information that is seldom disclosed publicly and extensively. However, this object ceased to be used and with it all those direct and indirect informations and indexes of a time that it carried were also gone. It is also pointed that there is a possibility for a change of scenery thanks to a city law in Rio de Janeiro, which obliges all new buildings to carry their author's name in the frontage
Ver menos
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Epígrafes arquitetônicas [recurso eletrônico] : relações entre tipografia, arquitetura e contexto histórico : Estudo de caso de "Monteiro, Heinsfurter & Rabinovitch"
Taisa Hayashi Isayama
Epígrafes arquitetônicas [recurso eletrônico] : relações entre tipografia, arquitetura e contexto histórico : Estudo de caso de "Monteiro, Heinsfurter & Rabinovitch"
Taisa Hayashi Isayama