Considerações sobre uma escola multisseriada a partir das percepções de professores na diáspora da formação inicial [recurso eletrônico]
Júlia Nunes Tsuda
TCC
Português
TCC/UNICAMP T789c
Campinas, SP : [s.n.], 2015.
1 recurso online (77 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Rogério Adolfo de Moura
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como inspiração um estágio realizado em uma escola multisseriada de ensino primário na República Federal da Alemanha, no estado da Renânia do Norte-Westfália, nas proximidades de Siegen, concretizado quando participei de um programa de intercâmbio entre a...
Ver mais
Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como inspiração um estágio realizado em uma escola multisseriada de ensino primário na República Federal da Alemanha, no estado da Renânia do Norte-Westfália, nas proximidades de Siegen, concretizado quando participei de um programa de intercâmbio entre a Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas e a Universidade de Siegen durante o primeiro semestre de 2014. Após realizar visitas à Friedrich von Bodelschwingh-Grundschule e perceber que todos os outros integrantes brasileiros do programa também o fizeram, objetivei analisar o cotidiano escolar, a estrutura das aulas, do ambiente contextualizado no sistema de educação e ensino alemão, bem como no contexto do curso de Pedagogia - Inclusão e Desenvolvimento do Sujeito, na universidade estrangeira, a partir de percepções minhas e destes outros estudantes, chamados aqui de professores em formação inicial na diáspora, ressaltando características da prática docente em escolas multisseriadas e suas implicações no desenvolvimento dos educandos e no processo de ensino-aprendizagem. Para tanto, este trabalho usa como referencial teórico as considerações de OSTETTO (2008) e PIMENTA (2004) sobre o estágio na formação docente.
Ver menos
Ver menos
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Considerações sobre uma escola multisseriada a partir das percepções de professores na diáspora da formação inicial [recurso eletrônico]
Júlia Nunes Tsuda
Considerações sobre uma escola multisseriada a partir das percepções de professores na diáspora da formação inicial [recurso eletrônico]
Júlia Nunes Tsuda