Caracterização de plataforma logística para organizações sociais [recurso eletrônico]
Christiane Lima Barbosa
TESE
T/UNICAMP B234c
[Characterization of logistic platform for social organization]
Campinas, SP : [s.n.], 2015.
1 recurso online ( 237 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Orlando Fontes Lima Júnior
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo
Resumo: Este estudo tem como objetivo caracterizar uma Plataforma Logística para a melhoria do desempenho sustentável de organizações sociais a partir de observações práticas em estudos de caso para contribuir com a gestão e as operações, garantindo a sua permanência no mercado. Nesse contexto,...
Ver mais
Resumo: Este estudo tem como objetivo caracterizar uma Plataforma Logística para a melhoria do desempenho sustentável de organizações sociais a partir de observações práticas em estudos de caso para contribuir com a gestão e as operações, garantindo a sua permanência no mercado. Nesse contexto, torna-se importante a segmentação de mercados como uma ferramenta auxiliar que diferencia uma organização de seus concorrentes através da criação de estratégias que favoreçam atingir posições exclusivas e determinantes frente aos concorrentes. Os aspectos sociais evidenciam o aprendizado, a evolução tecnológica e o desenvolvimento de redes de relacionamentos. Este estudo está voltada às organizações sociais formadas pelos empreendimentos que realizam a gestão, a produção e a comercialização de seus produtos em mercados específicos e que se relacionam na forma de redes. A metodologia utilizada é estudo de caso múltiplo, a qual utiliza a entrevista e a observação direta como instrumentos de pesquisa para o levantamento dos dados. Para a definição do modelo de plataforma foram realizados quatro estudos de casos prospectivos localizados nas regiões Norte, Nordeste e Sul do Brasil, escolhidos intencionalmente por atuarem em diferentes segmentos econômicos, apresentarem níveis de maturidade diversificados, pela adoção de diferentes estratégias logísticas e semelhanças no modelo de gestão em cooperativas. Os fatores críticos de sucesso como visão estratégica, comprometimento da alta administração, estrutura logística adequada e estrutura de negócio podem garantir resultados econômicos mais satisfatórios quando organizados e gerenciados segundo uma estrutura e governança. A formação de parcerias e alianças estratégicas é a estratégia competitiva priorizada neste novo mercado. O desafio dessas organizações é orientar suas ações no longo prazo conforme os aspectos financeiros, processos e clientes em um processo contínuo de melhoria, de aprendizado e aperfeiçoamento em direção ao crescimento organizacional quanto às finanças, clientes, processos internos, crescimento e aprendizagem, formação de parcerias e meio ambiente
Ver menos
Abstract: This study aims to characterize a collaborative network from a logistics platform for improving the sustainable performance of social organizations, using practical observations in case studies to contribute to the management and operations, ensuring their stay in the market. In this...
Ver mais
Abstract: This study aims to characterize a collaborative network from a logistics platform for improving the sustainable performance of social organizations, using practical observations in case studies to contribute to the management and operations, ensuring their stay in the market. In this context, it is important the market segmentation as an auxiliary tool that differentiates an organization from its competitors by creating strategies that enhance the achievement of unique and decisive positions against competitors. The social aspects evidence the learning, technological evolution and the development of relationships networks. This study is directed to social organizations formed by enterprises that perform management, production and marketing of its products in specific markets and which relate in the form of networks. The methodology applied in this paper is multiple case study, which uses interview and direct observation as research tools for data collection. To define the platform model four studies of prospective cases located in the North, Northeast and South of Brazil were conducted, chosen intentionally for acting in different economic sectors, presenting diverse levels of maturity, by adopting different logistical strategies and similarities in the management model in cooperatives. The critical success factors such as strategic vision, senior management commitment, adequate logistics structure and business structure can ensure more satisfactory economic results when organized and managed according to a structure and governance. The formation of strategic partnerships and alliances is the competitive strategy prioritized in this new market. The challenge of these organizations is to guide their actions in the long run as the financial aspects, processes and customers in a process of continuous improvement, learning and improvement towards organizational growth and to finance, customers, internal processes, growth and learning, training partnerships and the environment
Ver menos
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Lima Júnior, Orlando Fontes, 1958-
Orientador
Bacic, Miguel Juan, 1954-
Avaliador
Trabanco, Jorge Luiz Alves, 1956-
Avaliador
Lima, Adalberto da Cruz
Avaliador
Calado, Robisom Damasceno
Avaliador
Caracterização de plataforma logística para organizações sociais [recurso eletrônico]
Christiane Lima Barbosa
Caracterização de plataforma logística para organizações sociais [recurso eletrônico]
Christiane Lima Barbosa