Programa de reabilitação neuropsicológica em funções executivas para estudantes com dislexia do desenvolvimento [recurso eletrônico] : elaboração e eficácia = Neuropsychological rehabilitation program in executive functions for students with developmental dyslexia: elaboration and efficacy
Ricardo Franco de Lima
TESE
T/UNICAMP L628p
[Neuropsychological rehabilitation program in executive functions for students with developmental dyslexia ]
Campinas, SP : [s.n.], 2015.
1 recurso online ( 284 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Sylvia Maria Ciasca
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas
Resumo: Indivíduos com dislexia do desenvolvimento (DD) apresentam déficits em diferentes domínios cognitivos. Entre eles, se destacam as dificuldades nas funções executivas (FE) que prejudicam as competências de estudo e habilidades escolares. No entanto, não há programas de reabilitação...
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Resumo: Indivíduos com dislexia do desenvolvimento (DD) apresentam déficits em diferentes domínios cognitivos. Entre eles, se destacam as dificuldades nas funções executivas (FE) que prejudicam as competências de estudo e habilidades escolares. No entanto, não há programas de reabilitação neuropsicológica (RN) disponíveis no contexto nacional com ênfase nas FE. Portanto, o estudo objetivou elaborar um programa de reabilitação neuropsicológica em funções executivas para estudantes com dislexia e avaliar sua eficácia. A pesquisa foi composta por quatro estudos: revisão integrativa da literatura (Artigo 1), desenvolvimento do programa (Artigo 2), estudo quase-experimental e comparativo (Artigo 3), e estudo experimental de caso único (Artigo 4). No Artigo 1 foi realizada revisão da literatura para identificar os programas de RN mais utilizados para a DD. Foram selecionados doze estudos indexados em bases de dados internacionais e os programas mais frequentemente relatados se basearam na estimulação da atenção e processamento visual. O Artigo 2 descreveu o desenvolvimento do programa de RN e sua análise inicial por juízes especialistas. A elaboração consistiu das etapas: fundamentação teórica, estruturação das sessões e confecção dos materiais, análise de juízes, revisão, e versão final. O programa ficou constituído por trinta sessões divididas em quatro módulos: psicoeducação, orientação para pais e professores, FE aplicadas às competências de estudo, e FE aplicadas à compreensão leitora. Os resultados da análise de juízes mostraram que cinco itens obtiveram índice de concordância de 67% e os demais de 100%. Os coeficientes Kappa foram classificados como excelentes ou satisfatórios. Os Artigos 3 e 4 objetivaram avaliar a eficácia do programa de RN conduzido com estudantes com DD. Os estudantes foram avaliados antes e após a intervenção utilizando instrumentos neuropsicológicos de FE, escalas de estratégias de aprendizagem e de compreensão de leitura, entrevista de FE aplicadas ao contexto escolar, e parâmetros de leitura e compreensão. No Artigo 3, o desempenho de um grupo de seis estudantes com DD (grupo experimental ¿ GE) foi comparado a uma amostra controle (AC) de sete estudantes sem dificuldades de aprendizagem. Foram conduzidas análises entre grupos e intragrupo, antes e após a intervenção. Os resultados indicaram melhoras no desempenho do GE após a RN em memória, controle inibitório, flexibilidade mental, uso de estratégias de aprendizagem e de compreensão, e em compreensão de leitura. Também houve melhora no desempenho em atenção, velocidade de processamento e diminuíram as queixas dos professores sobre dificuldades em FE. O Artigo 4 apresentou a análise de um caso com DD (menino de 13 anos) submetido ao programa de RN, comparado à AC de seis estudantes sem dificuldades de aprendizagem. Após a intervenção, o estudante apresentou ganhos em controle inibitório, flexibilidade, memória operacional, repertório de estratégias de aprendizagem e de compreensão. Também houve melhoras na leitura e compreensão. A comparação dos Artigos 3 e 4 analisar a complementariedade dos métodos para estudo de eficácia em neuropsicologia. Os resultados dos estudos possuem relevância clínica pelo seu caráter inédito no contexto nacional e contribuem com a disponibilização de um programa de RN para estudantes com DD, podendo integrar o processo de intervenção interdisciplinar
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Abstract: Individuals with developmental dyslexia (DD) have deficits in different cognitive domains. Among them, there can be highlighted the difficulties in executive functions (EF) that impair the study competences and academic skills. However, there is no national neuropsychological...
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Abstract: Individuals with developmental dyslexia (DD) have deficits in different cognitive domains. Among them, there can be highlighted the difficulties in executive functions (EF) that impair the study competences and academic skills. However, there is no national neuropsychological rehabilitation (NR) programs with emphasis on these skills. Therefore, the aim of this work was to develop neuropsychological rehabilitation program in executive functions for students with DD and evaluate its efficacy. The research consisted of four studies: integrative literature review (Article 1), program development (Article 2), quasi-experimental comparative study (Article 3), and single-case experimental study (Article 4). In the Article 1 was conducted integrative literature review aiming to identify neuropsychological rehabilitation programs most used for DD. We selected twelve studies indexed in international databases and the most frequently reported programs were based on the stimulation of attention and visual processing. Article 2 described the development process of neuropsychological rehabilitation program and its initial review by expert judges. The development consisted of the stages: theoretical foundation, definition of session structures, development of support materials, evaluation by three expert judges, revision, and elaboration of final version. The final program consists of thirty sessions divided into four modules: (i) psychoeducation; (ii) orientation for parents and teachers; (iii) executive functions applied to study competences; and (iv) executive functions applied to reading comprehension. Judges analysis results showed that five items had an agreement index of 67%, the rest had 100%. The Kappa coefficients were rated as excellent or satisfactory. The Articles 3 and 4 aimed to evaluate the efficacy of the RN program conducted with dyslexic students. The students were evaluated pre and post-intervention using neuropsychological instruments of executive functions, scales of learning strategies and reading comprehension, interview of the executive functions applied to the school context, reading and reading comprehension. In Article 3 a group of six students with dyslexia (experimental group - EG) was compared to a control sample (CS) composed for seven students without learning difficulties. Analyses were conducted between groups and intra-group before and after the intervention. The results indicated improvements in GE's performance after the NR in memory, inhibitory control, mental flexibility, use of learning and comprehension strategies, and reading comprehension. There was also improved performance in attention, processing speed, and decreased complaints from teachers about difficulties in EF. The Article 4 presented the analysis of a single-case with DD (13-year-old boy) submitted to the NR program, compared to a controle sample of six students without learning difficulties. Post-intervention, the student showed gains in inhibitory control, flexibility, working memory, repertoire of learning and comprehension strategies. Additionaly, he had improvements in reading and comprehension. Comparison of Articles 3 and 4 allowed to analyze the complementarity of the methods for efficacy study in neuropsychology. Study results have clinical relevance for its unprecedented nature at the national level and contribute to the availability of an RN program for students with DD, and may be part of the interdisciplinary intervention
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Lima, Ricardo Franco de, 1981-
Orientador
Ciasca, Sylvia Maria, 1955-
Orientador
Giacheti, Célia Maria
Avaliador
Paula, Jonas Jardim de
Avaliador
Damasceno, Benito Pereira, 1942-
Avaliador
Balthazar, Marcio Luiz Figueredo, 1975-
Avaliador
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Ricardo Franco de Lima
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