A produção cerâmica local como fonte de articulação entre Química e Geociências no Ensino Médio [recurso eletrônico]
DISSERTAÇÃO
T/UNICAMP L628p
[The local ceramic production as links between Chemicals supply and Earth Science to high school ]
Campinas, SP : [s.n.], 2015.
1 recurso online ( 128 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientadores: Alfredo Borges de-Campos, Cleonice Rocha
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências
Resumo: A presente dissertação tem seu olhar voltado para a contextualização do ensino de Química de nível médio a partir do ambiente circunvizinho da escola. O tema da pesquisa teve o propósito de articular conteúdos em Química do currículo oficial para o ensino médio público do Estado de São Paulo...
Resumo: A presente dissertação tem seu olhar voltado para a contextualização do ensino de Química de nível médio a partir do ambiente circunvizinho da escola. O tema da pesquisa teve o propósito de articular conteúdos em Química do currículo oficial para o ensino médio público do Estado de São Paulo por meio de conteúdos em Geociências. A escolha de um grupo de alunos da 1ª série do ensino médio de uma instituição pública paulista, foi devido à baixa participação e interação dos alunos, evidenciada pelo professor durante as abordagens nas aulas de Química. A pesquisa utilizou de alguns pressupostos da pesquisa-ação, proposta por James McKernan, na qual o professor atuou ao mesmo tempo como pesquisador de suas práticas, utilizando da fabricação cerâmica para contextualizar conteúdos do currículo oficial, desde a explotação da argila na lavra até o beneficiamento pela fabricação de tijolos cerâmicos por uma das indústrias da circunvizinhança da instituição de ensino participante da pesquisa. Explorou-se abordagens investigativas e problematizadoras que utilizaram de visitas de campo, atividades práticas experimentais e não experimentais, discussões e a elaboração de uma Feira de Ciências. Revelaram-se significativos avanços na aprendizagem, participação e interesse dos alunos, passando de sujeitos passivos para sujeitos coadjuvantes, evidenciado pelo desenvolvimento de atividades entre alunos e professor em vários momentos durante as abordagens ao longo da pesquisa
Abstract: This dissertation focuses the context of the mid-level chemistry education for the school¿s surrounding environment. The chosen has had the purpose of articulating chemical contents of the official curriculum to the public high school from the state of São Paulo through contents in Earth...
Abstract: This dissertation focuses the context of the mid-level chemistry education for the school¿s surrounding environment. The chosen has had the purpose of articulating chemical contents of the official curriculum to the public high school from the state of São Paulo through contents in Earth Science. The choice of a group of students of the 1st grade high school public institution from São Paulo was due to low participation and student interaction, as evidenced by the teacher during approaches in Chemistry classes. Based on the action research methodology proposed by James McKernan, the teacher who served at the same time as a researcher of their practices, sought to explore contents of the official curriculum of Chemistry through issues related to the local ceramics production from the exploitation clay to the manufacture of ceramic bricks. The use of investigative approaches and problem-solving of the issues through the development of field visits, experimental practical activities and no experimental practical activities, discussions and the development of a Science Fair. Revealed significant advances in participation, learning and interest of students, passing the supporting subjects in development of lessons, evidenced by collaborative moments in the construction of knowledge between students and students and teacher at various times during the research
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF