Comércio eletrônico : identificando tendências e mensurando iniciativas e resultados
Camila Eduarda de Oliveira Munhoz
TCC
TCC/UNICAMP M925c
Limeira, SP : [s.n.], 2015.
69 f.
Orientador: Adriana Bin
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Aplicadas
Resumo: A Internet expandiu-se exponencialmente nos últimos anos, impactando relações sociais e econômicas. No que diz respeito às relações econômicas, destaca-se o comércio eletrônico como uma nova ferramenta de vendas que impulsiona, profundamente, o cenário mundial. Este trabalho discute o...
Ver mais
Resumo: A Internet expandiu-se exponencialmente nos últimos anos, impactando relações sociais e econômicas. No que diz respeito às relações econômicas, destaca-se o comércio eletrônico como uma nova ferramenta de vendas que impulsiona, profundamente, o cenário mundial. Este trabalho discute o comércio eletrônico baseando-se em três vertentes imprescindíveis para o seu entendimento: estratégia, marketing e tecnologia. Utilizamo-nos desta fundamentação teórica para desenvolver um referencial analítico que tem como objetivo identificar as tendências e analisar as ações e os resultados da utilização do comércio eletrônico por empresas tradicionais que se adaptaram a essa nova realidade ¿ denominadas empresas virtuais e reais ¿ e aquelas que identificaram a potencialidade do comércio eletrônico emergindo dessa nova ferramenta ¿ empresas inteiramente virtuais. As empresas escolhidas para compor o referencial analítico são Lojas Americanas/Americanas.com e Submarino. A interpretação dos resultados permitiu-nos identificar a sinergia existente entre o modelo de negócios tradicional e o comércio eletrônico e como a empresa virtual e real aproveita-se dessa condição a fim de manter-se competitiva em um mercado altamente dinâmico. Por sua vez, embora a empresa inteiramente virtual não tenha a vantagem competitiva de atuar em dois cenários, aproveita-se das oportunidades de negócio desencadeadas pela operação exclusiva do comércio eletrônico.
Ver menos
Abstract: The Internet has expanded exponentially the last years, impacting social and economic relations. Regarding economic relations, e-commerce shows up as a new sales tool which deeply impels the world scenario. This thesis discusses e-commerce based on three indispensable pillars for its...
Ver mais
Abstract: The Internet has expanded exponentially the last years, impacting social and economic relations. Regarding economic relations, e-commerce shows up as a new sales tool which deeply impels the world scenario. This thesis discusses e-commerce based on three indispensable pillars for its comprehension: strategy, marketing and technology. We consider this theoretical fundaments to develop an analytical reference in order to identify the trends and to analyze the actions and results of e-commerce utilization by traditional companies adapted to this new reality ¿ called brick-and-click companies ¿ and those which identified the e-commerce potentiality emerging from this new tool ¿ pure-click companies. The chosen companies for the analytical reference are Lojas Americanas/Americanas.com and Submarino. The results interpretation allowed us to identify the existing synergy between the traditional business model and the e-commerce and how the brick-and-click company takes advantage of this condition to keep itself competitive in a highly dynamic market. Although the pure-click company hasn¿t the competitive advantage of acting in the two scenarios, it exploits the business opportunities unleashed by the exclusive operation of e-commerce.
Ver menos
Comércio eletrônico : identificando tendências e mensurando iniciativas e resultados
Camila Eduarda de Oliveira Munhoz
Comércio eletrônico : identificando tendências e mensurando iniciativas e resultados
Camila Eduarda de Oliveira Munhoz