"Posso dar uma ideia? Cada um pega o livro que quer..." [recurso eletrônico] : sobre a formação de leitores da sala de leitura
Ana Carolina Pereira de Carvalho
DISSERTAÇÃO
T/UNICAMP C253p
["May I give an idea? Each one picks up the book that desires..."]
Campinas, SP : [s.n.], 2015.
1 recurso online (168 p.) : digital, arquivo PDF.
Orientador: Lilian Lopes Martins da Silva
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: Esta pesquisa procurou investigar o jovem leitor, considerando suas experiências de formação em uma Sala de Leitura de uma escola da rede municipal de São Paulo, SP, e do bairro em que vive. Os dados foram gerados a partir de: a) um conjunto de observações de aulas do 6º, 7º, 8º e 9º anos do...
Ver mais
Resumo: Esta pesquisa procurou investigar o jovem leitor, considerando suas experiências de formação em uma Sala de Leitura de uma escola da rede municipal de São Paulo, SP, e do bairro em que vive. Os dados foram gerados a partir de: a) um conjunto de observações de aulas do 6º, 7º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental II na Sala de Leitura; b) entrevistas-conversas com alunos do 7o ano do Ensino Fundamental II, com a professora orientadora da Sala de leitura e com a coordenadora pedagógica da escola. Além disso, visitou-se, também, locais frequentados pelos jovens alunos, tais como um centro de convivência próximo à escola e uma biblioteca do bairro, além de experiências familiares, visando apreender as experiências de leitura constituídas em outros tempos e espaços. As práticas vividas, relatadas e registradas foram discutidas considerando algumas discussões pertencentes a esse campo de reflexões (a formação do leitor na contemporaneidade, o jovem adolescente hoje, a inserção na leitura de literatura na escola ao longo do tempo e os discursos em torno deste tema); as orientações do Programa de Sala de Leitura da Prefeitura Municipal de São Paulo; as formações voltadas para os professores orientadores dessas salas e as representações de leitor literário que circulam nesses lugares. O trabalho apoiou-se em contribuições da História Cultural, especialmente de Roger Chartier, cujas investigações sobre o livro, as práticas de leitura, os leitores e a História da Leitura inspiraram nossas discussões. Assim como ele, também: Britto (2008, 2011, 2013), Petit (2008), Silveira (1991, 2007), Certeau (1994, 2012), Canclini (2008) e Sibilia (2012). Os resultados e principais considerações problematizam o tempo dedicado à leitura na escola e neste importante dispositivo de formação do leitor literário, que é a Sala de Leitura e a sua organização em um formato muito próximo ao da sala de aula. Com apenas 45 minutos semanais, sem tempo suficiente dedicado à livre escolha e ao empréstimo de livros, bem como à leitura individual do aluno, aspectos essenciais relacionados à formação de leitores literários, o trabalho em Sala de Leitura acaba por ficar prejudicado. Para além da escola, há também poucos espaços dedicados às trocas entre leitores, embora exista um acervo razoável de livros na região, a contar os livros existentes em todas as unidades educacionais do bairro. Os livros, confinados às salas de leitura em seu modelo escolar acabam por circular muito pouco na comunidade. A despeito disso tudo, o jovem leitor parece desejar a leitura, que também não acontece apenas por meio do livro, mas sobretudo nas revistas e gibis. O que a escola pode fazer para tornar-se, de fato, um espaço de formação de leitores? A partir das questões levantadas neste trabalho, abre-se um campo para novas reflexões e investigações
Ver menos
Abstract: This research sought to investigate the young reader considering its experiences in a reading room of a school city of São Paulo, and in the neighborhood in which he lives. The data were generated from: a) a set of lesson observations 6th, 7th, 8th and 9th grades of elementary school in...
Ver mais
Abstract: This research sought to investigate the young reader considering its experiences in a reading room of a school city of São Paulo, and in the neighborhood in which he lives. The data were generated from: a) a set of lesson observations 6th, 7th, 8th and 9th grades of elementary school in the Reading Room; b) interviews-conversations with students of the seventh grade of elementary school, with the guiding teacher reading room (POSL) and the educational coordinator of the school. Moreover, we visited places frequented by young students, such as a daycare center for children and teenagers near the school and library in the neighborhood, and family experiences to grasp the reading experiences made in other times and spaces. The practices reported and recorded were discussed considering some discussions pertaining to some reflections of the research area (reading in contemporary, the young teenager today, the inclusion in reading literature at school over time and the discourse around this topic); the guidelines of the Reading Room Program of the City of São Paulo and the literary reader representations that circulate in these places. The work relied on contributions of cultural history, especially of Roger Chartier (1990, 1991, 1998, 2002, 2009), whose investigations into the book, reading practices, readers and the reading of history inspired our discussions. Just as he, we also were inspired by: Britto (2008, 2011, 2013), Petit (2008), Silveira (1991, 2007), Certeau (1994, 2012), Canclini (2008) and Sibilia (2012). The results and key considerations problematize the time devoted to reading in school and this important literary reader's training device, which is the Reading Room and your organization in a format very close to the classroom. With only 45 minutes a week, without enough time devoted to free choice and the lending of books, as well as the individual reading the student, essential aspects related to the formation of literary readers, work in the Reading Room ultimately be impaired. In addition to the school, there are few spaces devoted to exchanges between readers while there is a reasonable collection of books in the region, counting the existing books in all educational units of the neighborhood. The books, confined to reading rooms in its school model, do not circulate in the community. Despite all this, the young seem to want to read, which also does not happen only through the book, but mainly in magazines and comic books. What the school can do to become, in effect, a reader space? From the issues raised in this work opens up a field for new ideas and investigations
Ver menos
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
"Posso dar uma ideia? Cada um pega o livro que quer..." [recurso eletrônico] : sobre a formação de leitores da sala de leitura
Ana Carolina Pereira de Carvalho
"Posso dar uma ideia? Cada um pega o livro que quer..." [recurso eletrônico] : sobre a formação de leitores da sala de leitura
Ana Carolina Pereira de Carvalho