Audiovisual para a educação [recurso eletrônico] : oficinas de cinema de animação temáticas educativas
Gustavo Machado Tomazi
DISSERTAÇÃO
T/UNICAMP T591a
[Audiovisual for education]
Campinas, SP : [s.n.], 2015.
1 recurso online ( 71 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Maria Teresa Eglér Mantoan
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: Este estudo trata do processo de realização de quatro oficinas de cinema de animação temáticas inclusivas. O problema que o motivou foi definido por: ausência da participação dos alunos na construção dos conhecimentos que exploram seus pontos de vista e capacidade crítica sobre um dado...
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Resumo: Este estudo trata do processo de realização de quatro oficinas de cinema de animação temáticas inclusivas. O problema que o motivou foi definido por: ausência da participação dos alunos na construção dos conhecimentos que exploram seus pontos de vista e capacidade crítica sobre um dado assunto; uso restrito da tecnologia e de atividades artísticas nas praticas escolares; subutilização dos recursos audiovisuais e das atividades artísticas nas escolas no Ensino Fundamental I e II devido a alegação de falta de habilidade específicas; gerações de alunos privados de se apropriarem de conhecimentos relativos às mídias audiovisuais. Buscamos atingir como objetivos: dar oportunidade aos alunos de se apropriarem das tecnologias presentes na sociedade, neste caso, as audiovisuais; praticar uma atividade pela qual os alunos se sintam criadores de um produto que difunde conhecimentos sobre um determinado tema, dentro de uma perspectiva transformadora da realidade vigente; desenvolver por meio do cinema de animação a reflexão e a crítica a respeito dos conteúdos audiovisuais aos quais somos expostos diariamente e que tratam de temas da atualidade; diminuir a distância entre o espectador e o produtor de filmes, oferecendo os conhecimentos audiovisuais de forma elementar e acessível, com tecnologia inclusiva que se adéqua a qualquer tipo de aluno ou realidade escolar; promover uma atividade educativa que ultrapasse os muros da escola e amplie a geografia pessoal dos participantes. O método utilizado seguiu os seguintes passos: apresentação de desenhos animados produzidos por outros alunos de diversas partes do mundo com a mesma linguagem e no mesmo contexto das oficinas do projeto; introdução dos conhecimentos da animação utilizando as máquinas Estroboscópicas que torna acessível e prática a realização destes aprendizados na escola para o aprendizado da expressão e exibição do movimento; criação dos temas dos filmes e elaboração dos Storyboard; Produção dos filmes envolvendo as etapas de confecção de cenários e personagens, filmagem das cenas, elaboração e gravação dos diálogos, montagem dos filmes a partir dos storyboards; estreia dos filmes. Concluímos que as etapas de confecção dos filmes foram desenvolvidas em um ambiente educacional inclusivo no qual cada aluno conseguiu se expressar segundo suas capacidades artísticas descobrindo sua expressão natural conseguindo por si mesmos elaborar e testar suas criações nos brinquedos óticos, na pista animada, na elaboração do storyboard, na confecção dos personagens e cenários e, acima de tudo, na discussão e escolha dos temas dos filmes e na animação propriamente dita. Demonstraram a capacidade de serem produtores de histórias e de desenhos animados e não se reduzirem a meros espectadores do audiovisual disponível. Nos filmes produzidos alunos difundiram conhecimentos e uma crítica social de fundo transformador. Cada um dos filmes revelou que os alunos são capazes de explorar temas atuais e buscar soluções para os problemas que focaram nas animações. Conseguimos mostrar um novo horizonte para a atuação destes jovens que começam a enxergar outra função para o audiovisual na sociedade. Em consequência, esperamos que eles passem a identificar, refletir e melhor analisar o significado ou a função dos conteúdos das mídias a que são expostos diariamente
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Abstract: This study deals with the process of achieving four inclusive themed animated film workshops. The problem that motivated him was defined as: lack of student participation in the construction of knowledge to explore their views and judgment on a given subject; restricted use of technology...
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Abstract: This study deals with the process of achieving four inclusive themed animated film workshops. The problem that motivated him was defined as: lack of student participation in the construction of knowledge to explore their views and judgment on a given subject; restricted use of technology and artistic activities in school practices; underutilization of audiovisual resources and artistic activities in schools in Elementary Education I and II due to alleged lack of specific skill; private generations of students to appropriate knowledge about the audiovisual media. We seek to achieve the following objectives: to provide opportunities for students to take ownership of these technologies in society, in this case, audiovisual; practicing an activity in which students feel creators of a product that diffuses knowledge on a particular topic within a changing perspective of the current reality; develop through the animated film reflection and criticism about the audiovisual contents to which we are exposed every day and dealing with current issues; decrease the distance between the viewer and the film producer, offering audiovisual knowledge of elementary and accessible, with comprehensive technology that fits to any student or school reality; promote educational activity that goes beyond the school walls and expand the personal geography of the participants. The method used involved the following steps: submitting cartoons produced by other students from all over the world with the same language and in the same context of project workshops; introduction of animation knowledge using the Strobe machines that makes it accessible and practical to achieve these learning at school for learning the expression and display of the movement; creation of the themes of the films, the development of Storyboard; Production of films involving the steps of making scenarios and characters, filming the scenes, preparation and recording of the dialogues and installation of films from the storyboards; debut of the films. We conclude that the stages of production of the films were developed in an inclusive educational environment in which each student was able to express themselves according to their artistic abilities discovering its natural expression getting themselves develop and test their creations in optical toys in the lively track, in the preparation of storyboard, in making the characters and scenery and, above all, in the discussion and choice of themes from movies and animation itself. They demonstrated the ability to be producing stories and cartoons and does not reduce to mere spectators audiovisual available. The films produced students spread knowledge and a critical social transformer background. Each of the films revealed that students are able to explore current issues and seek solutions to problems that have focused on animation. We have shown a new horizon for the action of these young people begin to see another role for audiovisual in society. As a result, we expect them to start to identify, reflect and better analyze the meaning or function of the media from the content they are exposed to daily
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Audiovisual para a educação [recurso eletrônico] : oficinas de cinema de animação temáticas educativas
Gustavo Machado Tomazi
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