Cantos da memória diaspórica [recurso eletrônico] : representações, (des)identificações e performances de Mishima a Okinawa
Victor Uehara Kanashiro
TESE
T/UNICAMP K131c
[Songs of Diasporic Memory]
Campinas, SP : [s.n.], 2015.
1 recurso online (248 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Richard Miskolci Escudeiro
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Resumo: Esta tese propõe reflexões e ações em torno de representações, (des)identificações e performances que atravessam e são atravessados por questões de gênero, sexualidade e nação numa economia (geo)política da cultura marcada por relações de poder. Inspirada em saberes queer descoloniais, a...
Ver mais
Resumo: Esta tese propõe reflexões e ações em torno de representações, (des)identificações e performances que atravessam e são atravessados por questões de gênero, sexualidade e nação numa economia (geo)política da cultura marcada por relações de poder. Inspirada em saberes queer descoloniais, a pesquisa parte de um estudo da obra/vida do escritor japonês Yukio Mishima, que cometeu harakiri em 1970, e de cantos da memória da diáspora okinawana, para problematizar narrativas oficiais da história, especialmente do Japão do pós-guerra. Além disso, realiza uma narrativa autoetnográfica, procurando colocar em evidência a contemporaneidade do "problema" okinawano, bem como limites e paradoxos de processos de identificação de sujeitos diaspóricos. Experimentando o corpo como meio de investigação e enunciação, esta tese busca também práticas transdisciplinares de pesquisa e ação entre as Ciências Sociais e as Artes Performativas
Ver menos
Abstract: This dissertation proposes reflections and actions about representation, (dis)identification and performance which cross and are crossed by gender, sexuality and nation issues in a (geo)political economy of culture marked by power relations. Inspired by queer decolonial knowledge, the...
Ver mais
Abstract: This dissertation proposes reflections and actions about representation, (dis)identification and performance which cross and are crossed by gender, sexuality and nation issues in a (geo)political economy of culture marked by power relations. Inspired by queer decolonial knowledge, the research develops a study on the work/life of Japanese writer Yukio Mishima, who commited harakiri in 1970, and on songs and corners of memory of Okinawan diaspora, to problematize official narrative of history, especially of post-war Japan. Moreover, it develops an autoethnography narrative, aiming to clarify the contemporaneity of Okinawan "problem", as well as limits and paradoxes of identification processes of diasporic subjects. Experimenting the body as space and means of investigation and enunciation, this thesis also seeks transdisciplinary practices of research and action between Social Sciences and Performing Arts
Ver menos
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Miskolci, Richard, 1971-
Orientador
Satomi, Alice Lumi
Avaliador
Bessa, Karla Adriana Martins, 1967-
Avaliador
Beleli, Iara Aparecida, 1955-
Avaliador
Kusano, Darci Yasuco
Avaliador
Cantos da memória diaspórica [recurso eletrônico] : representações, (des)identificações e performances de Mishima a Okinawa
Victor Uehara Kanashiro
Cantos da memória diaspórica [recurso eletrônico] : representações, (des)identificações e performances de Mishima a Okinawa
Victor Uehara Kanashiro