O papel da rotina na educação infantil [recurso eletrônico]
Carmen Silvia Alves Nascimento
TCC
TCC DIGITAL/UNICAMP N17p
Campinas, SP : [s.n.], 2015.
1 recurso online (42 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientadores: Gabriela Guarnieri de Campos Tebet, Cleonice Maria Tomazzetti
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: O presente trabalho aborda a questão da utilização da rotina e o desenvolvimento da autonomia na Educação Infantil. O interesse nesse estudo surgiu a partir dos estágios extracurriculares que fiz pela Faculdade de Educação no curso de Pedagogia. Através desses estágios fui percebendo a...
Ver mais
Resumo: O presente trabalho aborda a questão da utilização da rotina e o desenvolvimento da autonomia na Educação Infantil. O interesse nesse estudo surgiu a partir dos estágios extracurriculares que fiz pela Faculdade de Educação no curso de Pedagogia. Através desses estágios fui percebendo a utilização das rotinas como um carro chefe nos planejamentos semanais das crianças, e que muito pouco era realizado fora desse padrão rotinizado. O argumento apontado pelas professoras era sempre o de que através das rotinas se desenvolvia a autonomia das crianças. Mas qual o conceito de autonomia que sustenta tal afirmação? E será que podemos nomear tal comportamento de desenvolvimento da autonomia? Foram essas interrogações que mobilizaram a realização da pesquisa e que visam organizar as diferentes conceituações sobre a autonomia nos discursos voltados para a Educação Infantil. A metodologia utilizada foi a Pesquisa Bibliográfica, uma revisão da literatura a partir de autores que são referências no assunto e que possibilitaram a compreensão sobre como as rotinas devem fazer parte do cotidiano desde a Educação Infantil, e como esse tipo de planejamento diário possa participar no desenvolvimento da autonomia nas crianças.Considerando a importância dos saberes envolvidos na realização das rotinas diárias, de todo conhecimento que possam surgir a partir delas, e também por achar que o desenvolvimento da autonomia se inicia nos primeiros anos, direcionei minhas observações e estudo para as creches, entendendo que trata-se de um local onde se pode verificar com mais clareza o papel das rotinas no interior de uma pedagogia específica. Palavras-chave: Autonomia, Rotina, Educação Infantil.
Ver menos
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
O papel da rotina na educação infantil [recurso eletrônico]
Carmen Silvia Alves Nascimento
O papel da rotina na educação infantil [recurso eletrônico]
Carmen Silvia Alves Nascimento