Clima escolar [recurso eletrônico] : dimensões e influências
Leticia Peressinoto
TCC
TCC DIGITAL/UNICAMP P415c
Campinas, SP : [s.n.], 2014.
1 recurso online (81 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Telma Pileggi Vinha
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: O presente trabalho pretende investigar as dimensões e as influências do clima escolar em escolas municipais de Ensino Fundamental II de uma cidade do interior do estado de São Paulo. Têm como objetivos apresentar a percepção dos alunos, professores e gestores de Ensino Fundamental II sobre...
Ver mais
Resumo: O presente trabalho pretende investigar as dimensões e as influências do clima escolar em escolas municipais de Ensino Fundamental II de uma cidade do interior do estado de São Paulo. Têm como objetivos apresentar a percepção dos alunos, professores e gestores de Ensino Fundamental II sobre o clima escolar de instituições públicas, investigando se há
diferenças entre as escolas e identificando quais dimensões do clima escolar são percebidas
como geralmente positivas, negativas ou neutras. Para tanto, foi construído e aplicado
questionários que avaliam o clima escolar em gestores, professores e alunos do 7º ao 9º ano
de quatro centros escolares. Os dados foram analisados quantitativamente. Para o alcance desse objetivo, esse TCC foi organizado em três capítulos. O capítulo 1 aborda a função social da escola e a necessidade de sua aproximação da Universidade. Apresenta estudos acerca do clima, bem como uma breve descrição de instrumentos que são utilizados para esse fim. O capítulo 2 descreve a pesquisa "Em busca de caminhos que promovam a convivência respeitosa em sala de aula todos os dias: investigando o Clima Escolar" - em andamento - realizada pela Faculdade de Educação da Unicamp, sob a coordenação da pesquisadora Dra. Telma Vinha, do Departamento de Psicologia Educacional 14 e os procedimentos metodológicos. No quarto capítulo, são apresentados os resultados gerais e específicos das escolas participantes. Este trabalho é relevante por investigar um tema que é real ¿ não é apenas uma especulação- e que, se realmente for estudado e investigado pelas escolas brasileiras, pode trazer bons resultados para as nossas escolas e nossos alunos. Ver menos
diferenças entre as escolas e identificando quais dimensões do clima escolar são percebidas
como geralmente positivas, negativas ou neutras. Para tanto, foi construído e aplicado
questionários que avaliam o clima escolar em gestores, professores e alunos do 7º ao 9º ano
de quatro centros escolares. Os dados foram analisados quantitativamente. Para o alcance desse objetivo, esse TCC foi organizado em três capítulos. O capítulo 1 aborda a função social da escola e a necessidade de sua aproximação da Universidade. Apresenta estudos acerca do clima, bem como uma breve descrição de instrumentos que são utilizados para esse fim. O capítulo 2 descreve a pesquisa "Em busca de caminhos que promovam a convivência respeitosa em sala de aula todos os dias: investigando o Clima Escolar" - em andamento - realizada pela Faculdade de Educação da Unicamp, sob a coordenação da pesquisadora Dra. Telma Vinha, do Departamento de Psicologia Educacional 14 e os procedimentos metodológicos. No quarto capítulo, são apresentados os resultados gerais e específicos das escolas participantes. Este trabalho é relevante por investigar um tema que é real ¿ não é apenas uma especulação- e que, se realmente for estudado e investigado pelas escolas brasileiras, pode trazer bons resultados para as nossas escolas e nossos alunos. Ver menos
Abstract: Not informed
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Clima escolar [recurso eletrônico] : dimensões e influências
Leticia Peressinoto
Clima escolar [recurso eletrônico] : dimensões e influências
Leticia Peressinoto