O transporte urbano na cidade de Campinas no período atual : os impasses da política de mobilidade urbana
Lia Miyuki Bandeira
TCC
TCC/UNICAMP B221t
Campinas, SP : [s.n.], 2014.
49 f. : il.
Orientador: Humberto Miranda do Nascimento
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Economia
Resuma: As relações sociais e econômicas da cidade dependem em grande parte da capacidade de deslocamento que a rede de transporte urbano possibilita à população. Contraditoriamente, o padrão atual de circulação urbana nas cidades brasileiras, voltado inegavelmente para o automóvel individual,...
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Resuma: As relações sociais e econômicas da cidade dependem em grande parte da capacidade de deslocamento que a rede de transporte urbano possibilita à população. Contraditoriamente, o padrão atual de circulação urbana nas cidades brasileiras, voltado inegavelmente para o automóvel individual, apresenta um obstáculo à locomoção das pessoas nas cidades. A precariedade e a falta de disponibilidade do transporte coletivo só agravam a situação, uma vez que a situação faz uma parcela da população migrar para veículos particulares (carros e motos), enquanto a mobilidade nas vias urbanas vai diminuindo com o constante aumento do número de veículos circulando. A cidade de Campinas, assim como diversas outras grandes cidades brasileiras, enfrenta redução constante da capacidade de locomoção da população. Nesse sentido, é importante que sejam tomadas medidas tanto de melhoria nas condições e ampliação do serviço de transporte público, quando políticas de desincentivo à utilização do automóvel particular
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Abstract: The social and economic relations of the city depend largely on the mobility capability that the urban transport network allows the population. Contradictorily, the current model of urban transportation in Brazilian cities, that undeniably prioritizes the individual car, presents an...
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Abstract: The social and economic relations of the city depend largely on the mobility capability that the urban transport network allows the population. Contradictorily, the current model of urban transportation in Brazilian cities, that undeniably prioritizes the individual car, presents an obstacle to the population¿s mobility in cities. The precariousness and the lack of availability of public transportation only worsen the situation, since the situation forces part of the population to choose to use private vehicles (cars and motorcycles), while mobility in urban roads decreases with the constant increase in the number of circulating vehicles. Campinas, as well as several other large cities, faces constant reduction of the population locomotion ability. Therefore, it is important that solutions be thought of, both to improve the conditions and expansion of public transport service, and disincentive the use of private cars
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O transporte urbano na cidade de Campinas no período atual : os impasses da política de mobilidade urbana
Lia Miyuki Bandeira
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