O problema da tradição na trajetória de Jacob do Bandolim : comentários à história oficial do choro
Gabriel Sampaio Souza Lima Rezende
TESE
T/UNICAMP L628p
[The problem of tradition in Jacob do Bandolim's trajectory]
Campinas, SP : [s.n.], 2014.
443 p. : il.
Orientadores: José Roberto Zan, Mário Vieira de Carvalho
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes
Resumo: O título dado a este trabalho cria uma correspondência entre "o problema da tradição na trajetória de Jacob do Bandolim" e "comentários à história oficial do choro". Essa correspondência se desdobra em duas dimensões principais. A primeira diz respeito à hipótese central deste trabalho, a...
Ver mais
Resumo: O título dado a este trabalho cria uma correspondência entre "o problema da tradição na trajetória de Jacob do Bandolim" e "comentários à história oficial do choro". Essa correspondência se desdobra em duas dimensões principais. A primeira diz respeito à hipótese central deste trabalho, a saber, a de que a trajetória de Jacob Pick Bittencourt foi um ponto de inflexão na história do choro. Para dar nitidez aos elementos capazes de comprová-la, o foco da investigação recai sobre "o problema da tradição": por um lado, foi ele que mobilizou e organizou grande parte dos esforços que o bandolinista dispensou em sua atuação no campo da música popular; por outro, é ele que organiza as formas atuais de narrar a história do choro e, consequentemente, recobre de sentidos aquela trajetória. Dessa situação deriva a segunda dimensão, pois a realização da tarefa proposta implica, ao mesmo tempo, tecer comentários sobre a história do choro tal como se convencionou narrá-la. Em outras palavras, analisar o problema da tradição na trajetória de Jacob do Bandolim é também discutir o processo de construção de uma narrativa pela qual se transmite uma determinada leitura da história deste gênero que nos atinge no presente e que se esforça por apresentar-se como evidente
Ver menos
Abstract: The title given to this work creates a correspondence between "the problem of tradition in Jacob do Bandolim's trajectory" and "comments on choro's official history". This correspondence unfolds itself in two main dimensions. The first relates to the central hypothesis of this study,...
Ver mais
Abstract: The title given to this work creates a correspondence between "the problem of tradition in Jacob do Bandolim's trajectory" and "comments on choro's official history". This correspondence unfolds itself in two main dimensions. The first relates to the central hypothesis of this study, namely, that the trajectory of Jacob Pick Bittencourt was a turning point in the history of choro. In order to bring to the foregound the elements that are able to prove it, the focus of the research is set on "the problem of tradition": on the one hand, it was this problem that organized and mobilized a large part of the efforts that the mandolinist dismissed in its activities in the field of popular music and, secondly, it is the same problem that organizes the current ways of narrating choro's history and, therefore, that covers with meanings that trajectory. From this situation arises the second dimension, since the realization of the proposed task imply, at the same time, make comments on the conventional way of narrate choro's history. In other words, analyze the problem of tradition in Jacob do Bandolim's trajectory is also to discuss the process of building a narrative by which becomed usual to transmit a particular reading of the history of this genre that reaches us in present
Ver menos
Zan, José Roberto, 1948-
Orientador
Carvalho, Mario Vieira de, 1943-
Coorientador
Waizbort, Leopoldo Garcia Pinto
Avaliador
Freitas, Sérgio Paulo Ribeiro de
Avaliador
Cortes, Almir, 1979-
Avaliador
O problema da tradição na trajetória de Jacob do Bandolim : comentários à história oficial do choro
Gabriel Sampaio Souza Lima Rezende
O problema da tradição na trajetória de Jacob do Bandolim : comentários à história oficial do choro
Gabriel Sampaio Souza Lima Rezende
Exemplares
Nº de exemplares: 2
Não existem reservas para esta obra