As políticas de educação da infância no CEMEI do CAIC Prof. Zeferino Vaz
Silvia Vallezi Fulachio
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP F956p
[The politics of early childhood education in the CAIC CEMEI Prof. Zeferino Vaz]
Campinas, SP : [s.n.], 2013.
165 p. : il.
Orientador: André Luiz Paulilo
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: Esta pesquisa teve por objetivo compreender, através de uma perspectiva histórica, as práticas institucionais do CEMEI do CAIC Prof. Zeferino Vaz, em Campinas-SP, analisando as políticas públicas para a educação da infância que permearam o funcionamento da instituição. O estudo abrangeu o...
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Resumo: Esta pesquisa teve por objetivo compreender, através de uma perspectiva histórica, as práticas institucionais do CEMEI do CAIC Prof. Zeferino Vaz, em Campinas-SP, analisando as políticas públicas para a educação da infância que permearam o funcionamento da instituição. O estudo abrangeu o período de 1994, ano da inauguração do CAIC, até 2008, quando ocorreu a padronização normativa para a elaboração dos Projetos Pedagógicos. Para tanto, tomou como fonte documentos produzidos pelos profissionais da escola como os Projetos Pedagógicos, as atas do Conselho de Escola, e outros registros internos. Além disso, a análise estabeleceu relações entre esses documentos e as publicações do Ministério da Educação, legislações e normas que nortearam a implantação do CAIC no município. O estudo histórico dessa instituição escolar e dos processos educacionais vivenciados pelos seus profissionais, permitiram perceber que as políticas públicas para a educação da infância foram implementadas no interior da escola a partir de múltiplas apropriações. A preocupação com essas apropriações possibilitou entender que o tratamento dispensado à infância no ambiente escolar se relacionou com as representações dos profissionais acerca desse período da vida e do processo de sua educação. Buscando compreender as maneiras pelas quais a legislação foi apropriada e as representações sobre a infância configuradas, foi possível entender a escola como produtora de uma cultura própria e específica.
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Abstract: The objective of this research was to understand the institutional practices of the CAIC CEMEI Prof. Zeferino Vaz, Campinas - SP, from a historical perspective, analyzing public policies for the childhood education that permeated the functioning of this institution. The study covered the...
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Abstract: The objective of this research was to understand the institutional practices of the CAIC CEMEI Prof. Zeferino Vaz, Campinas - SP, from a historical perspective, analyzing public policies for the childhood education that permeated the functioning of this institution. The study covered the period from 1994, the year of the inauguration of CAIC, until 2008, when the normative standardization occurred for the preparation of Pedagogical Projects. To do so, the documents produced by the school professionals were used as source, such as pedagogical projects, the minutes of the School Board and other internal records. Besides that, the analysis established relations hips between these documents and publications of the Ministry of Education, legislation and standards that guided the implementation of the CAIC in the municipality. The historical study of this school and the educational processes experienced by the professionals, allowed to realize that public policies for early childhood education have been implemented within the school from multiple appropriations. The concern with these appropriations allowed to understand that the treatment given to childhood in the school environment was related to the representations of professionals about this period of life and the process of their education. Trying to understand the ways in which the legislation was appropriate and representations of childhood set, it was possible to understand the school as a producer of a unique and specific culture.
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As políticas de educação da infância no CEMEI do CAIC Prof. Zeferino Vaz
Silvia Vallezi Fulachio
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