Acontecimentos para além da denotação : linguagem, memória, educação
Flávio Lourenço Peixoto Lima
TESE
Português
T/UNICAMP L628a
[Events extend beyond the denotation]
Campinas, SP : [s.n.], 2013.
195 p.
Orientador: Roberto Akira Goto
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: esta pesquisa procura pensar as errâncias da vida memorizando-as na e com a linguagem. Errâncias à maneira de acontecimentos que se estendem para além da denotação, estabelecendo trilhas para a educação filosófica e literária dos sujeitos, tomadas como fundamentos para demonstrar que tanto a...
Ver mais
Resumo: esta pesquisa procura pensar as errâncias da vida memorizando-as na e com a linguagem. Errâncias à maneira de acontecimentos que se estendem para além da denotação, estabelecendo trilhas para a educação filosófica e literária dos sujeitos, tomadas como fundamentos para demonstrar que tanto a literatura quanto a filosofia permitem que a prática educativa abra um diálogo com o mundo vivido. Abriguemo-nos de pronto na escrita e na linguagem como princípios por meio dos quais adquirimos conhecimentos e os comunicamos, adotando como categoria o conceito de palavra enquanto presença metonímia, considerado e operado intrinsecamente na linguagem viva, tornando-a plano de contiguidade no agenciamento de sentidos que se reverberam, na construção do ato educativo enquanto fazer referencial, literário, filosófico.
Ver menos
Abstract: This academic research discuss about reproducing memories of life memorizing them in and with language. Wandering in the way of events are extended beyond the denotation, establishing trails for education, philosophical and literary subjects, taken as grounds to demonstrate that both...
Ver mais
Abstract: This academic research discuss about reproducing memories of life memorizing them in and with language. Wandering in the way of events are extended beyond the denotation, establishing trails for education, philosophical and literary subjects, taken as grounds to demonstrate that both literature and philosophy allow educational practices open a dialogue with the lived world. For this research we are taken writing and language as principles by which we acquire knowledge and communicate, as a category and also adopting the concept of metonymy considered intrinsically and operated in living language, making the contiguity of meanings that reverberate in the construction of the educational act as referential, literary, philosophical.
Ver menos
Goto, Roberto Akira, 1954-
Orientador
Keim, Ernesto Jacob
Avaliador
Novaes, Claudio Cledson
Avaliador
Sperber, Suzi Frankl, 1939-
Avaliador
Wunder, Alik, 1974-
Avaliador
Ramos Lamar, Adolfo
Avaliador
Guimarães, Áurea Maria, 1950-
Avaliador
Miguel, Antonio, 1953-
Avaliador
Acontecimentos para além da denotação : linguagem, memória, educação
Flávio Lourenço Peixoto Lima
Acontecimentos para além da denotação : linguagem, memória, educação
Flávio Lourenço Peixoto Lima
Exemplares
Nº de exemplares: 2
Não existem reservas para esta obra