Por que não Freinet na escola pública? [recurso eletrônico]
TCC
Português
TCC/UNICAMP Se56p
Campinas, SP : [s.n.], 2012.
1 recurso online (66 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Maria Teresa Eglér Mantoan
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação.
Resumo: Esta pesquisa é uma tentativa de encontrar o espaço de atuação da Pedagogia Freinet na Escola Pública. Remontando primeiramente o que interessava a Célestin Freinet, é feita uma análise acerca das fontes teóricas que inspiraram o pedagogo. Então, partindo para a origem e a descrição das...
Resumo: Esta pesquisa é uma tentativa de encontrar o espaço de atuação da Pedagogia Freinet na Escola Pública. Remontando primeiramente o que interessava a Célestin Freinet, é feita uma análise acerca das fontes teóricas que inspiraram o pedagogo. Então, partindo para a origem e a descrição das técnicas de Freinet, diferencia-se técnica de método, a fim de problematizar o que, afinal, é usado da colaboração de Freinet atualmente. Então é feito um estudo de caso em Educação Infantil, na EMEI Agostinho Pattaro, no município de Campinas, procurando compreender como é desenvolvida a pedagogia Freinet nessa instituição. Entrevistando-se duas "professoras Freinet", são trazidas à discussão as técnicas, os métodos, os limites e as possibilidades; e também a relação de trabalho que se dá entre elas, entre as demais professoras e para com a direção e coordenação da EMEI. Indo além, a pesquisa busca saber o que dizem "os de cima" a respeito da Pedagogia Freinet na Escola Pública, partindo do Planejamento Político Pedagógico para discussões acerca de unidade, neutralidade e controle. Por fim, é trazida a problemática da Pedagogia Freinet enquanto um movimento de escola democrática. E, como conclusão, interpreta-se o que o estudo de caso traz como resposta a como é desenvolvida a Pedagogia Freinet: se parcialmente ou plenamente, se tecnicamente ou metodologicamente.
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