Professores de física : práticas e subjetividades no processo de ensinar
Ariane Milani Lopes
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP L881p
[Physics teachers]
Campinas, SP : [s.n.], 2012.
145 p. : il.
Orientador: Elizabeth Barolli
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: O presente trabalho de pesquisa em nível de Mestrado consiste no estudo de caso de professores egressos do curso de licenciatura em física da Unicamp, atuantes na rede pública de São Paulo. A pesquisa é do tipo qualitativa e se apoia em um referencial do campo psicanalítico - os discursos...
Ver mais
Resumo: O presente trabalho de pesquisa em nível de Mestrado consiste no estudo de caso de professores egressos do curso de licenciatura em física da Unicamp, atuantes na rede pública de São Paulo. A pesquisa é do tipo qualitativa e se apoia em um referencial do campo psicanalítico - os discursos inconscientes do professor em analogia aos discursos inconscientes de Lacan. O texto trata da prática pedagógica do professor de ciências na escola contemporânea, para tanto, traz em seu escopo um resgate histórico dos modelos e teorias pedagógicas presentes no ensino de física desde o início do século XX até os dias atuais, travando um diálogo entre pensadores pós-modernos e seus críticos. Em seguida, com a intenção de compreender como os sujeitos se constituem professores nesta escola, trazemos o caso de dois professores de Física - Raul e Rodolfo - implicados com a profissão e atuantes na educação básica da rede estadual paulista. Através de observação e entrevistas problematizamos os saberes docentes que eles mobilizam e as referências subjetivas que parecem condicionar a condução de suas práticas.
Ver menos
Abstract: This research work in Master's level consists in the case study of teachers graduates of the licenciature course in physics from Unicamp, working in public schools of São Paulo. The research is qualitative and is supported on a referential of the psychoanalytic field - the unconscious...
Ver mais
Abstract: This research work in Master's level consists in the case study of teachers graduates of the licenciature course in physics from Unicamp, working in public schools of São Paulo. The research is qualitative and is supported on a referential of the psychoanalytic field - the unconscious discourse of the teacher in analogy to unconscious discourses of Lacan. The text is about the science teacher's pedagogic practice on the contemporary school, so it brings in a scope a historical rescue of the pedagogical models present in physics teaching from the early twentieth century to the present day, engage in a dialogue between thinkers postmodernists and their critics. Then, with the intent to understand how a person becomes a teacher at this school, we bring the case of two physics teachers - Raul and Rodolfo - involved with the profession and working in basic education in the public network of São Paulo. Through observation and interviews with the teachers we brought a problematization of the teacher's knowledge that they mobilize and the subjective references that seem to constrain the conduct of their practices.
Ver menos
Barolli, Elisabeth, 1953-
Orientador
Mendes, Jackeline Rodrigues, 1963-
Avaliador
Valadares, Juarez Melgaço
Avaliador
Miguel, Antonio, 1953-
Avaliador
Guridi, Verônica Marcela
Avaliador
Professores de física : práticas e subjetividades no processo de ensinar
Ariane Milani Lopes
Professores de física : práticas e subjetividades no processo de ensinar
Ariane Milani Lopes
Exemplares
Nº de exemplares: 2
Não existem reservas para esta obra