Quando pesquisa e brincadeira se encontram : reinventando a poesia de Manoel de Barros no cotidiano escolar
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP K879q
[When research and child's play meet each other]
Campinas, SP : [s.n.], 2012.
169 p. : il. + 1 DVD.
Orientador: Pedro da Cunha Pinto Neto
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: Esta pesquisa buscou entrelaçar literatura, educação ambiental e infância. Para isso, criei oficinas pedagógicas com/sobre a poesia de Manoel de Barros que foram desenvolvidas com alunos e alunas de séries iniciais. O encontro com Manoel de Barros permitiu-me vislumbrar uma outra forma de...
Resumo: Esta pesquisa buscou entrelaçar literatura, educação ambiental e infância. Para isso, criei oficinas pedagógicas com/sobre a poesia de Manoel de Barros que foram desenvolvidas com alunos e alunas de séries iniciais. O encontro com Manoel de Barros permitiu-me vislumbrar uma outra forma de pensar a educação ambiental, menos prescritiva e mais aberta as diferentes relações que construímos com a natureza, com o outro, com o mundo. Os 5 encontros que tive com cada uma das 4 turmas que desenvolvi as oficinas foram registrados através de um diário, onde tentei narrar a atmosfera dos encontros, os sentimentos que perpassaram esses momentos, as descobertas, os conflitos. Procurei olhar para a pesquisa e para o que foi disparado através dela sem a intenção de analisá-la, sem limitá-la. Por isso, teci alguns ensaios em que pude brincar com essas produções e pensar a partir/com elas, levantar outros questionamentos e principalmente, permitir a você leitor, que o seu olhar dispare pensamentos outros.
Abstract: This research tried to unite literacy, environmental education and childhood. In order to accomplish, I created pedagogic workshops with/about Manoel de Barros poetry, being developed with initial grade students. Meeting with Manoel de Barros allowed me to understand another view about...
Abstract: This research tried to unite literacy, environmental education and childhood. In order to accomplish, I created pedagogic workshops with/about Manoel de Barros poetry, being developed with initial grade students. Meeting with Manoel de Barros allowed me to understand another view about enviromental education, less prescriptive and more open to the different relations constructed with nature, the others and the world. The 5 encounters developed with each one of the 4 school groups were registered through a diary, where I tried to narrate these encounters atmosphere, feelings involved in these moments, the discoveries and conflicts. I looked to my own research not pursuing analysis or limits. By using some assays I could play with these productions and think from/with them, raise another questions and mainly, allow to reader's thoughts arise.
Quando pesquisa e brincadeira se encontram : reinventando a poesia de Manoel de Barros no cotidiano escolar
Quando pesquisa e brincadeira se encontram : reinventando a poesia de Manoel de Barros no cotidiano escolar
Exemplares
Nº de exemplares: 4
Não existem reservas para esta obra