A medida e a criança pre-escolar
Anna Regina Lanner de Moura
TESE
Português
(Broch.)
T/UNICAMP M865m
Campinas, SP : [s.n.], 1995.
210f.
Orientador: Sergio Apparecido Lorenzato
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: Este trabalho estuda as ações de medir de crianças pré-escolares, em situações interativas de ensino, em que são submetidas a situações-problema que envolvem a necessidade de medir o espaço unidimensional. A metodologia fundamenta-se numa perspectiva etnográfica com enfoque participativo. O...
Ver mais
Resumo: Este trabalho estuda as ações de medir de crianças pré-escolares, em situações interativas de ensino, em que são submetidas a situações-problema que envolvem a necessidade de medir o espaço unidimensional. A metodologia fundamenta-se numa perspectiva etnográfica com enfoque participativo. O estudo se baseia numa análise interpretativa das noções que são manifestas em episódios de ensino, transcritos de registros videográficos das atividades de ensino e pesquisa. Para a elaboração das atividades considerou-se a gênese da medida unidemensional e para a análise interpretativa, aspectos matemáticos e aspectos educacionais com enfoque na teoria sócio-histórica. Da análise dos episódios, ficou evidenciado como as crianças elaboram os três aspectos que, constituem a idéia matemática da medida: a seleção da unidade de medida, a comparação da unidade com a grandeza a ser medida, e a expressão numérica da comparação. Foram levantadas, também, conjecturas sobre possíveis contribuições de elementos educacionais e de elementos emergentes da estrutura da atividade na formação dos processos de medir
Ver menos
A medida e a criança pre-escolar
Anna Regina Lanner de Moura
A medida e a criança pre-escolar
Anna Regina Lanner de Moura
Exemplares
Nº de exemplares: 2
Não existem reservas para esta obra