Uma vida em dança = movimentos e percursos de Denize Stutz
Lilian Freitas Vilela
TESE
Português
T/UNICAMP V711v
[A life in dance]
Campinas, SP : [s.n.], 2010.
234 p. : il. + + 1 DVD.
Orientador: Marcia Maria Strazzacappa Hernandez
Acompanhado de DVD: A história encenada: narrativa videográfica das obras coreográficas
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: Este trabalho de pesquisa acadêmica de doutorado versa sobre a história de vida artística da bailarina brasileira Denise Stutz, em seus percursos de atuação cênica, no período de 1970 até os dias atuais. A investigação está centrada nas experiências vividas pela bailarina em seus diferentes...
Ver mais
Resumo: Este trabalho de pesquisa acadêmica de doutorado versa sobre a história de vida artística da bailarina brasileira Denise Stutz, em seus percursos de atuação cênica, no período de 1970 até os dias atuais. A investigação está centrada nas experiências vividas pela bailarina em seus diferentes projetos poéticos, intitulados como momentos de formação, transformação e afirmação na dança. Como procedimento metodológico foi adotada a seleção, com recorte analítico, de suas narrativas orais por meio da transcriação (MEIHY, 2005) de seus relatos de vida trazidos em depoimentos gravados em momentos de rememorações; e de suas narrativas cênicas extraídas de seis espetáculos escolhidos como obras de referência (Maria, Maria; Folia; Não Olhe Agora; Homo politicus; 3 solos em um tempo e Justo uma imagem: cartas e processos). As narrativas cênicas foram trazidas para o texto através dos procedimentos de análise de movimento e análise de espetáculos adaptados dos estudos de LABAN (1978) e PAVIS (2003) para esta pesquisa. Assim, a fala e os movimentos cênicos de Denise Stutz vão sendo revelados no decorrer da narrativa, contracenando voz e corpo na escrita textual e imagética de uma vida em dança. Observamos que o corpo desta bailarina foi formado por diversas referências estéticas como balé clássico, dança moderna, teatro de rua, butoh e improvisação; em momentos de pertencimento a grupos, companhias de dança, coletivos artísticos, além de momentos solo. Nestas trajetórias, foi possível perceber as opções estéticas e políticas adotadas por este corpo ao dançar, como também, refletir sobre a reorganização do ambiente da dança contemporânea em relação à cena, à movimentação do corpo, às funções do bailarino e às formas de criação. Tais transformações refletem a afirmação de Denise Stutz como bailarina e de sua dança como modo de produção de sentido e expressão de vida.
Ver menos
Abstract: The work presents several different axis of investigation performed by a doctoral research on the life of Denise Stutz, Brazilian dancer who remains actively performing since the 1970s until the present days. The perspective of this research focuses on the experiences of this ballerina...
Ver mais
Abstract: The work presents several different axis of investigation performed by a doctoral research on the life of Denise Stutz, Brazilian dancer who remains actively performing since the 1970s until the present days. The perspective of this research focuses on the experiences of this ballerina throughout her multiple poetic paths - her moments of formation, transformation and affirmation through dance. The methodological procedure adopted was the selection, with an analytical approach, of oral narratives through the transcreation (MEIHY, 2005) of her stories that were brought to life in recorded statements at times of recollection, and through narratives drawn from six scenic spectacles chosen as reference works (Mary, Mary, Folia, Do not Look Now; Homo politicus; three soils at a time and a fair picture: Letters and processes). The speech and movements of Denise Stutz were revealed during the narrative opposing the voice with the body, resulting in written text and imagery of a life in dance. We observe that this ballerina's body was formed by extensive references - classical ballet, modern dance, street drama, butoh, improvisation - going from moments of belonging to groups, dance companies and art groups, as well as solo projects. By investigating this path one may realize the different aesthetic and political choices made by this body when dancing and also one can reflect on the reorganization of contemporary dance's environment in relation to the scene and to the assignment of roles and forms of creation. Denise Stutz's transformations reflect her self-affirmation as a ballerina and also present her dance as a form of production of meaning and expression of life.
Ver menos
Strazzacappa Hernandez, Marcia Maria, 1965-
Orientador
Figueiredo, Valeria Maria Chaves de
Avaliador
Cerbino, Ana Beatriz
Avaliador
Castro, Cássia Navas Alves de, 1959-
Avaliador
Albano, Ana Angélica Medeiros, 1951-
Avaliador
Uma vida em dança = movimentos e percursos de Denize Stutz
Lilian Freitas Vilela
Uma vida em dança = movimentos e percursos de Denize Stutz
Lilian Freitas Vilela
Exemplares
Nº de exemplares: 4
Não existem reservas para esta obra