Análise comparativa de processos logísticos no setor de serviços
Olivia Porto Tarchetti
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP T172a
[Comparative analysis of logistic processes in the service sector ]
Campinas, SP : [s.n.], 2010.
115 p. : il.
Orientador: Orlando Fontes Lima Júnior
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo
Resumo: O objetivo deste trabalho é analisar de forma comparativa processos logísticos no setor de serviços para identificar similaridades e diferenças entre eles. A estratégia de pesquisa adotada foi revisão sistemática com metassíntese. A partir de uma revisão bibliográfica inicial na literatura...
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Resumo: O objetivo deste trabalho é analisar de forma comparativa processos logísticos no setor de serviços para identificar similaridades e diferenças entre eles. A estratégia de pesquisa adotada foi revisão sistemática com metassíntese. A partir de uma revisão bibliográfica inicial na literatura de operação de serviços, de logística e de gestão da cadeia de suprimentos foram identificados 15 elementos logísticos distribuídos entre desenvolvimento dos serviços e retaguarda e linha de frente da entrega dos serviços. Com base nesta referencial teórico, foram pesquisadas diversas bases de dados e estudos práticos desenvolvidos pelo Laboratório de Aprendizagem em Logística e Transportes (LALT/FEC/UNICAMP). Foram localizados 35 estudos contendo 49 casos em 23 segmentos do setor de serviços. As informações foram organizadas, apresentadas e discutidas para cada elemento logístico. Os resultados permitiram compreender algumas características especificas da logística nos serviços analisados. Destaca-se que o transporte e a armazenagem não são muito dependentes da natureza do serviço envolvido já os elementos de compras, fornecimento e parcerias variam muito. Conclui-se que, de forma geral, os aspectos mais táticos dos processos logísticos são comuns para diferentes segmentos de serviços e os aspectos mais estratégicos da gestão da cadeia de suprimentos são bastante variáveis. O trabalho contribuiu para a construção de uma estrutura geral de análise da logística no setor de serviços para futuras pesquisas
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Abstract: The objective of this work is to analyze logistics processes in the services sector in a comparative form in order to understand the similarities and differences between them. As a research strategy, it was used the Systematic Review with metasynthesis. Beginning with a literature review...
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Abstract: The objective of this work is to analyze logistics processes in the services sector in a comparative form in order to understand the similarities and differences between them. As a research strategy, it was used the Systematic Review with metasynthesis. Beginning with a literature review on service operation, logistics and supply chain management, it was identified 15 logistics elements distributed in service development and back office and front office. Based on this theoretical framework, it was researched different data bases and case studies developed by the Laboratório de Aprendizagem em Logística e Transportes (LALT/FEC/UNICAMP). We located 35 studies with 49 cases in 23 service sector segments. The information was organized, presented and discussed for each logistic element. The results allowed us to understand some specific characteristics of service logistics. It is noteworthy that on one hand, the transport and storage are not very dependent on the nature of the service involved. On the other hand, the elements of procurement, supply and partnerships vary widely. We conclude that, in general, the tactical aspects of logistics processes are common for different segments of services and, the strategic aspects of supply chain management are quite variable. This work contributed to the construction of a general structure for future analysis in the logistic in the service sector
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