Sobre a adivinhação, de Marco Túlio Cícero
Beatris Ribeiro Gratti
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP G773s
[Cicero's On divination]
Campinas, SP : [s.n.], 2009.
239 p.
Orientador: Paulo Sérgio de Vasconcellos
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem
Resumo: A obra De Divinatione, de Marco Túlio Cícero, é a principal obra da Antigüidade que nos chegou a respeito da adivinhação. A prática divinatória visava o contato entre homens e deuses para se conhecer a vontade divina e era tão importante que era considerada parte da religião oficial de Roma....
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Resumo: A obra De Divinatione, de Marco Túlio Cícero, é a principal obra da Antigüidade que nos chegou a respeito da adivinhação. A prática divinatória visava o contato entre homens e deuses para se conhecer a vontade divina e era tão importante que era considerada parte da religião oficial de Roma. Cícero compôs a obra num período de crises e transformações na religiosidade romana, provocadas pela influência da filosofia helenística e das idéias céticas e pela crescente superstição em meio ao seu povo. A obra é formulada em forma de diálogo, dividido em dois livros, em que no primeiro livro é apresentada a defesa da adivinhação e no segundo livro, um discurso contra a adivinhação. A pesquisa que realizamos dividiu-se em quatro etapas: revisão da tradução, realizada na Iniciação Científica, do primeiro livro da obra; tradução do segundo livro; elaboração de notas explicativas; estudo introdutório acerca da prática da adivinhação Antiguidade e da posição de Cícero a respeito do tema
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Abstract: Cicero's On Divination is the main work from antiquity on the subject of divination. The practice aimed at the contact between men and gods to know the divine will and it was so important that it was considered part of the official religion of Rome. Cicero composed the work over a period...
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Abstract: Cicero's On Divination is the main work from antiquity on the subject of divination. The practice aimed at the contact between men and gods to know the divine will and it was so important that it was considered part of the official religion of Rome. Cicero composed the work over a period of crisis and change in Roman religion, caused by the influence of Hellenistic philosophy and skeptical ideas and the growing superstition in the midst of his people. The work is formulated in the form of a dialogue, divided in two books: the first book is presented to the defense of divination and the second book, a speech against divination. The research was divided in four phases: review of the translation of the first book of the work, done in the Scientific Initiation; translation of the second book; compilation of notes; introductory study about the ancient practice of divination and Cicero's position on the subject
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