Desenvolvimento do discurso narrativo
Maria Cecilia Perroni
TESE
Português
T/UNICAMP P429d
Campinas, SP : [s.n.], 1983.
208f.
Orientador : Claudia Lemos
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem
Resumo: Este é um estudo longitudinal observacional do desenvolvimento do discurso narrativo em duas crianças, paulistas, da classe sócio-econômica media. Os dados analisados foram obtidos em sessões semanais de gravação de interação informal da criança com um adulto interlocutor em ambiente...
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Resumo: Este é um estudo longitudinal observacional do desenvolvimento do discurso narrativo em duas crianças, paulistas, da classe sócio-econômica media. Os dados analisados foram obtidos em sessões semanais de gravação de interação informal da criança com um adulto interlocutor em ambiente familiar. As 196 sessões côrrespondentes a 114 horas de gravação das duas crianças abrangem o período dos 2;0 aos 5;0 de idade. Com o objetivo de descrever e explicar o processo do desenvo~vimento desse tipo de discurso a análise dos dados foi feita segundo a perspectiva sócio-interacionista. A observação das situações em que narrativa~ eram produzidas mostrou que desde a fase dos 2;0 as tentativas de narrar resultam de uma atividade de construção conjunta que envolve tanto a criançaca como o adult.o. Na análise de urnafase intermediária foram identificados os recursos de colagem, combinação livre e apoio no presente constitutivos de urnatecnica narrativa primitiva, momento em que
a criança dá passos importantes para assumir um papel cada vez mais ativo na construção de narrativas. A constituição da criança corno narrador, sujeito da anunciação e urnaconseqüente mudança do papel do adulto nas situações de construção de narrativas foram identificados em fases mais adiantadas. As conclusões apontam para a necessidade de reconhecer"a natureza indissociável das estruturas narrativas características de cada fase com a capacidade gradual da criança de representar a si mesmo corno narrador, seu interlocutor e a situação de interlocução, que regemo que, para quem e" quando narrar Ver menos
a criança dá passos importantes para assumir um papel cada vez mais ativo na construção de narrativas. A constituição da criança corno narrador, sujeito da anunciação e urnaconseqüente mudança do papel do adulto nas situações de construção de narrativas foram identificados em fases mais adiantadas. As conclusões apontam para a necessidade de reconhecer"a natureza indissociável das estruturas narrativas características de cada fase com a capacidade gradual da criança de representar a si mesmo corno narrador, seu interlocutor e a situação de interlocução, que regemo que, para quem e" quando narrar Ver menos
Abstract: Not informed.
Desenvolvimento do discurso narrativo
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