Entre comedias e contos = a formação do ficcionista Machado de Assis (1856-1866)
Rodrigo Camargo de Godoi
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP G547e
[Between comedies and short stories]
Campinas, SP : [s.n.], 2010.
416 p. : il.
Orientador: Jefferson Cano
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da Linguagem
Resumo: Este estudo investiga, por meio de uma perspectiva histórica, os anos de formação do ficcionista Machado de Assis que, seguramente impelido pelo grande sucesso da estética teatral realista entre a jovem intelectualidade fluminense, a época reunida em torno do Teatro Ginásio Dramático,...
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Resumo: Este estudo investiga, por meio de uma perspectiva histórica, os anos de formação do ficcionista Machado de Assis que, seguramente impelido pelo grande sucesso da estética teatral realista entre a jovem intelectualidade fluminense, a época reunida em torno do Teatro Ginásio Dramático, primeiro experimentou expressar-se por intermédio do teatro. Assim sendo, serão analisados neste trabalho, além de suas comédias, seus escritos críticos, suas traduções/imitações dramáticas, bem como sua atuação como censor do Conservatório Dramático Brasileiro. Contudo, a partir dos sinais patentes de enfraquecimento da "escola realista" frente à emergência dos gêneros teatrais ligeiros e musicados e da pouco calorosa recepção crítica de suas comédias encenadas, observaremos como Machado de Assis é impelido a traçar novos rumos para seu projeto literário, intensificando a produção de seus primeiros contos. Mas, comédia ou conto, a ficção machadiana deste período é profundamente marcada pelos princípios políticos liberais visivelmente presentes em sua produção jornalística
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Abstract: This study investigates, through a historical perspective, the Machado de Assis' years of formation. Surely impelled for the great success of the realistic theater between the young intellectuality of Rio de Janeiro, by that time congregated around the Teatro Ginásio Dramático, he also...
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Abstract: This study investigates, through a historical perspective, the Machado de Assis' years of formation. Surely impelled for the great success of the realistic theater between the young intellectuality of Rio de Janeiro, by that time congregated around the Teatro Ginásio Dramático, he also tried to express itself by the stage. Thus, the objects of this work, beyond Machado's comedies, will be his critical writings, his translations and imitations of French comedies, as well as his performance as censor of the Conservatório Dramático Brasileiro. However, from the signals of weakness of the "realistic school" in front of the great success of popular sorts of theater and the disappointing reception of his staged comedies, we could observe how Machado de Assis will be impelled to trace new routes for his literary project, intensifying the writing of short-stories. But, comedy or short-story, the Machado's fiction of that period was deeply marked by politics principles, those evident mainly on his journalistic writings
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Entre comedias e contos = a formação do ficcionista Machado de Assis (1856-1866)
Rodrigo Camargo de Godoi
Entre comedias e contos = a formação do ficcionista Machado de Assis (1856-1866)
Rodrigo Camargo de Godoi
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