Uma analise sociopolitica do movimento de software livre e de codigo aberto
Antoine Bernardo Marie Mazieres
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP M457u
[A sociopolitical analysis of the free software movement]
Campinas, SP : [s.n.], 2009.
90 f.
Orientador: Tom Dwyer
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas
Resumo: Esta dissertação procura apresentar as significações políticas e culturais de um movimento de Software Livre e de Código Aberto (SL/CA) entendido como conjunto muito heterogêneo de comunidades e projetos. Ademais, a partir de um histórico do objeto "software" desde a sua origem, mostramos...
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Resumo: Esta dissertação procura apresentar as significações políticas e culturais de um movimento de Software Livre e de Código Aberto (SL/CA) entendido como conjunto muito heterogêneo de comunidades e projetos. Ademais, a partir de um histórico do objeto "software" desde a sua origem, mostramos como ele foi diferenciado do hardware e depois encerrado como um objeto fechado pela companhias de software nascentes. Nesse contexto, o movimento SL/CA aparece tanto uma reação ao fenômeno de blackboxing, como uma continuação da tradição de compartilhamento de informações dentro da engenharia da computação. Por isso, estrutura-se ao redor de vários ramos da ética hacker e de seu agnosticismo político para constituir uma alternativa tecnológica concreta. Isto nos permite afirmar que as características sociopolíticas das comunidades do Software Livre devem ser procuradas no próprio ato de programar, na pragmática, como arte ou regulação. Dessa forma, estudamos os casos específicos de varias comunidades (gNewSense, Samba, BSD) para tentar sistematizar os seus posicionamentos tecnológicos e sociopolíticos a respeito do movimento tecnológico contemporâneo.
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Abstract: This dissertation presents some political and cultural significations of a Free Software Movement, understood as a heterogeneous aggregation of projects and communities. Then, the historical analysis of the "software object" shows how it become, in the first place, differentiated from the...
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Abstract: This dissertation presents some political and cultural significations of a Free Software Movement, understood as a heterogeneous aggregation of projects and communities. Then, the historical analysis of the "software object" shows how it become, in the first place, differentiated from the hardware and, then, secondly, closed as an end- product by the rising software companies. In this context, the Free Software Movement presents itself as a reaction to blackboxing phenomena, as well as a continuation of the computater engineering tradition of sharing knowledge freely. Therefore, FS Movement has become structured through diverse blends of Hacker Ethic and its own political agnosticism, in order to build a concrete technological alternative. This leads to the argument that sociopolitical characteristics of Free Software communities should be found in the very act of programming, and in its pragmatics as an art or a regulation. Finally, specific cases of several communities (gNewSense, Samba, BSD) are examined in an attempt to systematize their sociopolitical and technological positions of the contemporary technological movement.
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