Aspectos da sindrome de TAR e a atividade fisica : um estudo de caso
Marina Gusman Thomazi
TCC
Português
TCE/UNICAMP T368a
Campinas, SP : [s.n.], 2008.
91 p.
Orientador: Paulo Ferreira de Araujo
Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica
Resumo: Esta pesquisa foi realizada na forma de um relato de caso, de caráter qualitativo, sobre um aluno com Síndrome de TAR que realizou atividades físicas na água, acompanhado por uma professora de Educação Física. A Síndrome de TAR (Trombocitopenia Aplasia Radial) é caracterizada por suas...
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Resumo: Esta pesquisa foi realizada na forma de um relato de caso, de caráter qualitativo, sobre um aluno com Síndrome de TAR que realizou atividades físicas na água, acompanhado por uma professora de Educação Física. A Síndrome de TAR (Trombocitopenia Aplasia Radial) é caracterizada por suas anomalias hematológicas e deformidades esqueléticas de causas congênitas. Um estudo bibliográfico sobre as características da Síndrome foi realizado previamente para identificar as possibilidades ou não da realização desta prática. Porém, a pesquisa bibliográfica não se fez suficiente para o início das atividades. Neste sentido, foi enviada uma carta aos médicos que acompanham esta criança anualmente, e também, aos especialistas que auxiliam na introdução de atividades voltadas para a qualidade de vida desta criança, que vivenciam semanalmente as atividades. A carta enviada aos médicos teve o caráter de diagnosticar o andamento do tratamento da criança, assim como sua possível liberação médica para a prática de uma atividade física. Já a carta aos especialistas fez referência ao trabalho psicomotor que foi realizado até o momento. Temos, assim, como objetivo geral, proporcionar uma melhoria na qualidade de vida de uma criança com Síndrome de TAR, por meio da prática de uma atividade física na água. Mais especificamente, buscando o bem-estar da criança, procuramos sistematizar, por meio de um estudo de caso a prática de uma atividade física orientada na água. O trabalho de atividades na água com esta criança foi realizado sem vínculo com nenhuma instituição, porém, foi necessária a troca de informações entre os responsáveis pela criança em cada mstituição que ela freqüenta, com a finalidade de possibilitar uma melhor realização de nossa proposta. As aulas foram realizadas em uma academia de natação, na cidade de Pirassununga, sem vínculos com os professores que nela trabalham. As atividades trabalhadas com a criança na água enfocaram as capacidades da criança, uma vez que sua característica principal e visível é a deficiência física associada á síndrome, que é a ausência de braços, e alterações no membro inferior. As atividades praticadas na água pela criança enfocaram o aprendizado da natação, atividades de alongamento e fortalecimento, assim como atividades recreativas
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Abstract: This research was accomplished by the means of a case report, with qualitative characteristic, about a student with TAR Syndrome who developed physical activity in the water, along with a Physical Education teacher. TAR Syndrome (Thrombocytopenia and Absent Radius) is characterized for its...
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Abstract: This research was accomplished by the means of a case report, with qualitative characteristic, about a student with TAR Syndrome who developed physical activity in the water, along with a Physical Education teacher. TAR Syndrome (Thrombocytopenia and Absent Radius) is characterized for its blood anomalies and congenital skeletal deformities. A bibliographic study about the syndrome's characteristics was developed first to identify possibilities or not of developing theses activities. By the way, the bibliographic research was not enough for starting activities. This way, a letter was sent to the medical doctors that follow the case of this child yearly, and also to the specialists that support introducing activities facing improving life quality of this child, that experience the activities weekly. The letter sent to the doctors had the intention to diagnose the step of the child's treatment, and also the possibility to have the medical agreement to a physical activity. In the other hand, the letter to the specialists mentioned the psychomotor work done so far. We have, this way, as a general objective, proportionate an improvement in life quality of a child with TAR Syndrome, by the means of the development of a physical activity in the water. More specifically, looking for the well being of the child, we looked forward to systemize, trough a case research, the practice of a physical activity oriented in the water. The development of activities in the water with this child was done with no links to any institution, but it was needed the exchange of information among the responsible of the child in each institution he participates, with the aim of allowing a better accomplishment of our proposition. Classes took place at a swimming class school, in the city of Pirassununga, with no links with the teachers that work there. The activities done with the child in the water focused his capacities, once his main and visible characteristic is the physical disability associated to the syndrome, that is the lack of arms and changes in the lower limbs. Activities developed in the water by the child focused the learning of swimming, stretching and strengthening activities, as long as recreational activities
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Aspectos da sindrome de TAR e a atividade fisica : um estudo de caso
Marina Gusman Thomazi
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