Displays interativos como ferramentas de comunicação no processo de projeto de arquitetura
Thales Augusto Filipini Righi
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP R449d
[Interactive displays as communication tools in the architectural design process]
Campinas, SP : [s.n.], 2009.
215 p. : il.
Orientador: Maria Gabriela Caffarena Celani
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo
Resumo: O uso de displays interativos introduz novas possibilidades de participação e interação entre os componentes de uma equipe no processo projetual em arquitetura, em suas diversas fases. O presente estudo se concentra em duas questões. A primeira etapa da pesquisa consistiu em uma revisão da...
Ver mais
Resumo: O uso de displays interativos introduz novas possibilidades de participação e interação entre os componentes de uma equipe no processo projetual em arquitetura, em suas diversas fases. O presente estudo se concentra em duas questões. A primeira etapa da pesquisa consistiu em uma revisão da bibliografia sobre a importância do desenho no processo de projeto. Em seguida foi realizado um levantamento das tecnologias disponíveis que permitem produzir esboços manuais diretamente em formato digital. Dentre essas tecnologias, duas foram escolhidas para o desenvolvimento da parte experimental da pesquisa: a lousa interativa e a mesa digitalizadora opaca. A etapa experimental da pesquisa teve inicio com um estudo piloto para avaliar a potencialidade e a interação dos equipamentos com os alunos. Em seguida a metodologia sofreu alterações em função dos resultados preliminares e um novo experimento foi realizado no segundo semestre de 2008, nesse experimento pode-se obter resultados que auxiliaram a descrever benefícios e deficiências do uso de displays interativos no processo de projeto. Espera-se que a pesquisa propicie a inserção de meios digitais no ensino de projeto de arquitetura e reformule a dinâmica atual do atelier de projeto convencional
Ver menos
Abstract: The use of interactive displays introduces new possibilities for participation and interaction between components of a team in the design process of architecture in various stages. The present study started with the identification of the difficulties in sharing information that design...
Ver mais
Abstract: The use of interactive displays introduces new possibilities for participation and interaction between components of a team in the design process of architecture in various stages. The present study started with the identification of the difficulties in sharing information that design teams have to deal with during presential meetings. The study has focused on two issues. The first stage of the research consisted of a review of the literature about the importance of collaboration in the design process. Next, a survey of the available technologies that allow the production of manuals sketches directly in digital format was performed. Among these technologies, two were chosen for the development of an experimental research: an electronic whiteboard and an opaque tablet. The experimental stage of research began with a preliminary study to assess the capabilities of the equipment. The initial methodology was adjusted, according to the preliminary results, and a new experiment was performed in the second semester of 2008. This experiment allowed to obtain results that describe the benefits and shortcomings of the use of interactive displays during the design process. The present research is expected to contribute to the integration of digital media in design education and to help reformulating the dynamics of the architectural design studio
Ver menos
Celani, Maria Gabriela Caffarena, 1967-
Orientador
Borges Filho, Francisco, 1952-
Avaliador
Nardelli, Eduardo Sampaio
Avaliador
Displays interativos como ferramentas de comunicação no processo de projeto de arquitetura
Thales Augusto Filipini Righi
Displays interativos como ferramentas de comunicação no processo de projeto de arquitetura
Thales Augusto Filipini Righi
Exemplares
Nº de exemplares: 2
Não existem reservas para esta obra