O bale classico : principais lesões e um trabalho preventivo baseado na preparação fisica
Talita Assunção Salles
TCC
Português
TCC/UNICAMP Sa34b
Campinas, SP : [s.n.], 2008.
56 f. : il.
Orientador: Ana Claudia Duchene
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica
Resumo: O Balé Clássico é uma arte que foi criada há mais de 500 anos e desde então, procura manter sua tradicionalidade e glamour até os dias de hoje. É uma dança que requer de seus praticantes grande dedicação e empenho para que os movimentos executados, principalmente os de alta complexidade e de...
Ver mais
Resumo: O Balé Clássico é uma arte que foi criada há mais de 500 anos e desde então, procura manter sua tradicionalidade e glamour até os dias de hoje. É uma dança que requer de seus praticantes grande dedicação e empenho para que os movimentos executados, principalmente os de alta complexidade e de elevado grau de dificuldade, possam ser feitos com perfeição, mantendo assim toda estética desejada pelo balé. No entanto, para que se consiga realizar com tamanha perfeição todos os movimentos exigidos, muitas são as dificuldade e limitações encontradas pelo bailarino, e este é um dos principais motivos do surgimento de grande número de lesões neste grupo. Este foi o ponto de partida para a elaboração do trabalho, que através de uma revisão bibliográfica, determinou a lesão mais comum entre os dançarinos bem como qual a importância de um trabalho preventivo, uma área ainda pouco explorada. A literatura nos permitiu uma boa visão a respeito das lesões e dos riscos de treinamento. Neste estudo também pudemos notar que é possível desenvolver um trabalho prévio com o dançarino, realizando alongamentos musculares direcionados e específicos, fortalecimentos musculares, percepção e conhecimento corporal, entre outros, e dessa maneira possibilitarmos ao praticante que reconheça seus próprios limites e habilidades e passem a respeitá-las. Para este grupo de pessoas, seus corpos acabam se tornando seus objetos de trabalho, e por tal motivo, devem ser tratados com grande cuidado
Ver menos
Abstract: The Classic Ballet is an art created more than 500 years ago and since then, try to keep the same tradicionality and glamour. It is a dance that requires of its practitioners great devotion and persistence for that the execution of the movements, mainly the ones with high complexity, can...
Ver mais
Abstract: The Classic Ballet is an art created more than 500 years ago and since then, try to keep the same tradicionality and glamour. It is a dance that requires of its practitioners great devotion and persistence for that the execution of the movements, mainly the ones with high complexity, can be done with perfection, thus keeping all aesthetic desired by the ballet. However, to realize these moves with such perfection, many are the difficulties and limitations found by the dancer, and this is one of the main reasons of the sprouting of great number of injuries in this group. This was the starting point for the elaboration of this issue, which through a bibliographical revision, determined most common injury between the dancers as well as the importance of a preventive work, an area still little explored. Literature shows a good vision about the injuries and of the risks of training. In this study, also we could notice, that it is possible to develop a previous work with the dancer, directed and specific, with strength muscle, perception and corporal knowledge, among others, and make possible the dancer recognizes its proper limits and abilities and starts to respect them. For this group of people, their bodies are their objects of work, and for this reason, they must be dealt with great care
Ver menos
Texto completo: http://cutter.unicamp.br/document/?code=000437305
O bale classico : principais lesões e um trabalho preventivo baseado na preparação fisica
Talita Assunção Salles
O bale classico : principais lesões e um trabalho preventivo baseado na preparação fisica
Talita Assunção Salles
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra