Dinamica não linear e controle de uma aeronave em voo longitudinal
Danilo Carlos Pereira
TESE
Português
(Broch.)
T/UNICAMP P414d
[Non linear dynamics and control of an aircraft in longitudinal flight]
Campinas, SP : [s.n.], 2007.
271p. : il.
Orientadores: Jose Manoel Balthazar, Paulo R. G. Kurka
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Mecanica
Resumo: Neste trabalho analisou-se a dinâmica não linear de uma aeronave em vôo longitudinal. Efetuou-se a análise do comportamento bifurcacional da aeronave F-8 ¿Cruzader¿. Na análise bifurcacional foi estudado o comportamento topológico desta aeronave tomando-se dois parâmetros de controle: a...
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Resumo: Neste trabalho analisou-se a dinâmica não linear de uma aeronave em vôo longitudinal. Efetuou-se a análise do comportamento bifurcacional da aeronave F-8 ¿Cruzader¿. Na análise bifurcacional foi estudado o comportamento topológico desta aeronave tomando-se dois parâmetros de controle: a deflexão do profundor e a alteração da massa da referida aeronave. Ante a pesquisa desenvolvida, foi proposto um projeto de controle linear ótimo com o objetivo de estabilizar as oscilações do ângulo de ataque, considerando-se regiões criticas do comportamento não linear da aeronave. Adicionalmente, incluiu-se no modelo matemático a variação da velocidade longitudinal da aeronave, visto tratar-se de simulações numéricas em um túnel de vento virtual
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Abstract: In this work it was analyzed the non linear dynamic of an aircraft taken onto longitudinal flight. It was done analysis of the bifurcacional behavior of the aircraft F-8 ¿Cruzader¿. In the bifurcational analysis was studied the topological behavior of this aircraft taken into account two...
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Abstract: In this work it was analyzed the non linear dynamic of an aircraft taken onto longitudinal flight. It was done analysis of the bifurcacional behavior of the aircraft F-8 ¿Cruzader¿. In the bifurcational analysis was studied the topological behavior of this aircraft taken into account two parameters of control: the deflection of the elevator and the alteration of the mass of the related aircraft. In the face of the developed research, an optimum linear control project was proposed with the objective of stabilizing the oscillations of the angle-of-attack. Additionally, the variation of the longitudinal speed of the aircraft was included in the mathematic model in order to simulate the oscillatory movement of the aircraft considered, in a tunnel of virtual wind
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Balthazar, Jose Manoel
Orientador
Kurka, Paulo Roberto Gardel, 1958-
Coorientador
Meirelles, Pablo Siqueira, 1956-
Avaliador
Hermini, Helder Anibal, 1968-
Avaliador
Rafikov, Marat
Avaliador
Dantas, Marcio Jose Horta
Avaliador
Dinamica não linear e controle de uma aeronave em voo longitudinal
Danilo Carlos Pereira
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Exemplares
Nº de exemplares: 2
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