Moral e civismo nos curriculos das escolas do oeste catarinense : memorias de professores
Andre Luiz Onghero
DISSERTAÇÃO
Português
(Broch.)
T/UNICAMP On3m
[Moral and civism in the school curriculum from west of Santa Catarina: teacher¿s memories]
Campinas, SP : [s.n.], 2007.
Orientador : Maria do Carmo Martins
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo : Esta pesquisa tem como objeto a disciplina de Educação Moral e Cívica (EMC) nos currículos escolares e nas práticas dos professores de escolas do Oeste catarinense durante o período de 1969 a 1993. A partir de fontes históricas variadas como leis, decretos e pareceres; livros didáticos e...
Ver mais
Resumo : Esta pesquisa tem como objeto a disciplina de Educação Moral e Cívica (EMC) nos currículos escolares e nas práticas dos professores de escolas do Oeste catarinense durante o período de 1969 a 1993. A partir de fontes históricas variadas como leis, decretos e pareceres; livros didáticos e depoimentos de professores, procuro construir um conhecimento histórico que inclui as práticas de EMC nas escolas de uma região com características específicas. A Educação Moral e Cívica esteve presente nos currículos escolares a partir da proclamação da República, em certos períodos, como disciplina escolar e, em outros, como prática educativa. Após a instalação da Ditadura Militar, foi incluída como disciplina escolar obrigatória e prática educativa, permanecendo nos currículos escolares até 1993. Esta pesquisa analisa as prescrições curriculares para a disciplina, a formação de professores e os conteúdos programados. Alguns conteúdos da disciplina foram analisados com base nos livros didáticos, entrevistas e prescrições. Nas entrevistas, os professores narram diferentes práticas, atividades, avaliações e usos para os livros didáticos, demonstrando relativa autonomia em suas aulas
Ver menos
Abstract : The object of this research is the school subject Moral and Civic Education (EMC) in the school curriculum and practices of the teachers from the West of Santa Catarina schools during the 1969 to 1993 period. Starting from different historical fonts as legislation, didactical books,...
Ver mais
Abstract : The object of this research is the school subject Moral and Civic Education (EMC) in the school curriculum and practices of the teachers from the West of Santa Catarina schools during the 1969 to 1993 period. Starting from different historical fonts as legislation, didactical books, photographs and teacher¿s testimonials, I intent to build an historical knowledge that includes the practices of EMC in the schools from a place with specific characteristics. The moral and civic education was included in the school curriculum after the proclamation of republic, some periods as a school subject and others as an educative practice. After the introduction of the Military Dictatorship, it was implanted as obligatory school subject and educative practice, remaining in the school curriculum until 1993. This research analyses the curricular order to the subject, the teachers formation and the programmated contents. Some contents were analyzed using the didactical books, interviews and curricular orders. In the interviews, the teachers talk about different practices, activities, avaliations and the uses for the didactic books, showing a relative autonomy in their classes
Ver menos
Martins, Maria do Carmo, 1964-
Orientador
Munakata, Kazumi, 1951-
Avaliador
Zamboni, Ernesta, 1939-
Avaliador
Antonio, Elison
Avaliador
De Rossi, Vera Lúcia Sabongi, 1949-
Avaliador
Moral e civismo nos curriculos das escolas do oeste catarinense : memorias de professores
Andre Luiz Onghero
Moral e civismo nos curriculos das escolas do oeste catarinense : memorias de professores
Andre Luiz Onghero
Exemplares
Nº de exemplares: 2
Não existem reservas para esta obra